Solução INESC TEC para área dos media em testes no Porto Canal

As ferramentas desenvolvidas pelo INESC TEC no âmbito do projeto CHIC – Cooperative Holistic View on Internet and Content foram recentemente colocadas para teste no PortoCanal, naquela é uma das 10 experiências-piloto previstas no projeto, com a designação: Ecossistema de produção e distribuição de televisão, centrada no consumidor, num ambiente cloud e com recurso a contributos descentralizados.

Neste sub-projeto do CHIC, uma equipa do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), constituída por Paula Viana (liderança científica), Pedro Carvalho e Luís Vilaça, está a desenvolver ferramentas de anotação de conteúdos a integrar no workflow de publicação de conteúdos no portal Web daquela estação de televisão.

A solução em causa permite a localização de personalidades locais em suportes de vídeos. Os algoritmos desenvolvidos, com recurso a técnicas de Visão por Computador e Inteligência Artificial, permitem num vídeo, sem qualquer informação prévia relativa ao conteúdo, verificar se alguma personalidade é apresentada e em que timecode isso acontece. Com isso, a ferramenta permite o acesso e reutilização de conteúdo para, por exemplo, produção de novas peças televisivas.

Instalado o protótipo no Porto Canal e com os primeiros resultados validados, a equipa de investigadores concentra-se agora em garantir que a ferramenta possa ser utilizada em ambientes de televisão, com soluções escaláveis, que não requeiram recursos computacionais elevados nem a necessidade de datasets de dimensão grande para treino dos algoritmos. No fundo, pretende-se ajustar a tecnologia ao perfil de utilizadores, que, à partida, não dispõem de capacidades computacionais avançadas.

O projeto CHIC, com término previsto para setembro de 2020, tem 28 parceiros no total, distribuídos pelos diversos sub-projetos. No sub-projeto Ecossistema de produção e distribuição de televisão, centrada no consumidor, num ambiente cloud e com recurso a contributos descentralizados, o INESC TEC trabalha com o Porto Canal as empresas MOG e YouOn, o ISEP e a FEUP.

 

Os investigadores mencionados têm vínculo ao IPP-ISEP, INESC TEC e UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal