Spin-off do INESC TEC levanta 1 milhão de dólares nos Estados Unidos

Nasceu no INESC TEC, mas tem vindo a somar “famílias” em todo o mundo. Nos Estados Unidos da América (EUA), a iLoF – Intelligente Lab on Fiber assinou m acordo de financiamento com o fundo M12 da Microsoft e com a Mayfield no valor de 1 milhão de dólares, para intervir em três áreas: Alzheimer, cancro e COVID-19.

A spin-off iLoF criou uma tecnologia patenteada de deteção de nanoestruturas em fluídos. Através de uma plataforma virtual, a iLoF digitaliza e armazena perfis biológicos de pacientes e biomarcadores de doença.

O mercado americano é um dos maiores do mundo a nível de estudos clínicos e, neste sentido, o financiamento de 1 milhão de dólares constitui um forte impulso no negócio da empresa.

“A nossa missão é acelerar uma nova era de medicina personalizada, ajudando a indústria a desenvolver, escolher e democratizar tratamentos personalizados para pacientes em todo o mundo. Este financiamento irá ajudar a acelerar as colaborações com os nossos parceiros clínicos na Europa e nos EUA, aproximando-nos do nosso objetivo de tornar a experiência de desenvolvimento de medicamentos muito mais humana e conveniente para os pacientes, enquanto tornamos o processo muito mais eficiente e flexível para a indústria”, afirmou Luís Valente, CEO da iLoF.

Com base numa amostra de sangue, a tecnologia da iLoF consegue fazer análises de múltiplos perfis biológicos, identificando, por exemplo, se um paciente tem biomarcadores que indiciam Alzheimer, um grau mais ou menos agressivo de cancro, se vai desenvolver sintomas profundos provocados pela COVID-19 ou, então, tornar-se assintomático.

Este financiamento surge num contexto em que a spin-off se encontra no programa de aceleração “Portugal to Take Off”, lançado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, para ajudar empresas portuguesas de base tecnológica a entrar no mercado da Califórnia.

A iLoF, também spin-off U.Porto, está a trabalhar com hospitais e duas das quatro maiores farmacêuticas mundiais. No Hospital de São João, no Porto encontra-se, neste momento, a apoiar o corpo clínico a estratificar os pacientes de COVID-19, identificando os que devem ser internados ou enviados para isolamento em casa.

No final DE 2019, a iLoF recebeu um financiamento de 2 milhões de euros de um programa de aceleração do EIT Health. Conta com 15 colaboradores e pretende somar mais cinco até ao final de 2020. A equipa de desenvolvimento encontra-se incubada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, sendo acelerada na Oxford Foundry, a aceleradora da Universidade de Oxford, em Inglaterra.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal