Workshop IN THE BLACK’20 sobre tecnologias subaquáticas é organizado virtualmente

O INESC TEC e o TEC4SEA, com o apoio do EIT Raw Materials, organizaram no dia 2 de julho o workshop online IN THE BLACK’20, subordinado ao tema “The safety of people and the planet through the application of technology”.

O evento contou com a abertura por parte do Chairman Stef Kapusniak, que nesta 3.ª edição fez questão de mostrar à “comunidade IN THE BLACK” como os temas deste workshop se interligam desde 2018 e que será necessário redirecionar todos os esforços técnicos com soluções inovadoras e transparentes, de forma a providenciar a segurança das pessoas e do planeta. Tudo isto é válido, salientou o Chairman do evento, “quer se trate de mineração convencional/subaquática e terrestre/marítima”.

A primeira sessão – “Application of Technology” –, teve como palestrantes Bramley Murton (National Oceanography Centre), Gary Van Eck e Marc Lincoln (De Beers Group), discutindo sobre a utilização da tecnologia como forma de certificar a segurança na indústria mineira e a gestão de potenciais ameaças. Nesta sessão, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer projetos reais e as experiências dos palestrantes na área.

Na segunda sessão – “Raw” Projects in Sustainable Discovery and Innovation –, Nobert Zajzon (Universidade de Miskolc) apresentou o projeto de “upscaling” UNEXUP, que dá continuidade ao projeto UNEXMIN, lançando a sua tecnologia desenvolvida no mercado, prestando serviços ao nível das geotecnologias e de exploração subaquática. Também Pedro Jorge (CAP – Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC) deu a conhecer o projeto inSITE, que pretende apresentar uma nova solução na qual o conceito de transferência de dados, aliando algoritmos avançados de IA com uma rigorosa base de dados de espectros minerais, permitirá a classificação in situ de minério com uma nova geração de tecnologia inteligente LIBS.

No final do evento, Michel Vanvermaete (Innovation Hub Director CLC West, EIT Raw Materials) e Eduardo Silva (Coordenador do TEC4SEA, INESC TEC) fecharam a sessão enfatizando a importância deste workshop na agenda da Comissão Europeia e da Comunidade EIT Raw Materials. Há já cerca de 10 anos que o INESCTEC identificou a necessidade de investir em tecnologias robóticas subaquáticas para a exploração do fundo do mar, mas também para o mapeamento de recursos geológicos, e, tal como afirmado por Eduardo Silva, “o contributo do CRAS – Centro de Robótica e Sistemas Autónomos nesta matéria é já reconhecido”.

Ana Pires e Paula Lima (investigadoras do CRAS, INESC TEC), coordenadoras do evento, confirmam que o evento online foi um sucesso, tendo contado com mais de 100 inscrições, e já planeiam a próxima edição do IN THE BLACK’21, que será presencial e no Porto.

O programa completo do workshop pode ser consultado aqui.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UP-FCUP e IPP-ISEP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal