Testemunho da SIRMAF, pela voz de João Sobral

Nome: João Sobral
Nome da organização: SIRMAF, LDA
Área de negócio: Conceção e construção de Máquinas Especiais
Função na organização: Responsável de Engenharia
Centro do INESC TEC com que colaborou: CESE – Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais
Responsável pelo(s) projeto(s) no INESC TEC: António Correia Alves
Títulos dos projetos: Programa Mobilizador Produtech SIF – Soluções para a Industria do Futuro; PPS5 – Desenvolvimento de ferramentas avançadas para o desenvolvimento de produtos e sistemas

 

  1. Qual o histórico da relação com o INESC TEC? (quando começou, como se desenvolveu, …)

Este é o primeiro projeto que estamos a desenvolver com o INESC TEC. Iniciou-se no âmbito da candidatura Produtech e do interesse mútuo no desenvolvimento de metodologias e ferramentas para a gestão do ciclo de vida de produtos e fábricas.

 

  1. Descreva brevemente os principais projetos que realizou em colaboração com o INESC TEC.

É um projeto em consórcio no qual o INESC TEC participa como desenvolvedor e a Sirmaf como demonstrador.

No âmbito do projeto, foi desenvolvida a Metodologia de suporte à gestão do ciclo de vida do produto e da fábrica, ao longo de toda a cadeia de valor da indústria mecatrónica (mecânica, eletrónica e software).

Está em curso o desenvolvimento da Plataforma informática de gestão do ciclo de vida do produto e da fábrica (xPLM – extended PLM) alinhada com o paradigma Industry 4.0, segundo os princípios definidos na metodologia de gestão do ciclo de vida do produto e da fábrica, com os seguintes grupos de funcionalidades:

  1. Gestão de atividades colaborativas do ciclo de vida do produto e da fábrica;
  2. Gestão da informação técnica do produto e da fábrica

 

  1. Quais os resultados relevantes que pode destacar nesses projetos?

O resultado mais relevante foi a especificação da Plataforma de Gestão do Ciclo de vida de produto e da fábrica, adequada a PMEs do setor mecatrónico e aos  desafios da Industria 4.0. Nomeadamente no que concerne o trabalho colaborativo, a conectividade, a digitalização e a crescente incidência da fase de reconversão dos produtos, no ciclo de vida dos produtos.

 

  1. Qual a sua opinião sobre a experiência de colaboração com o INESC TEC?

Na colaboração com o INESC TEC valorizamos o conhecimento da indústria nacional sustentado na colaboração directa com as empresas, a aposta e resultados na investigação de temas relacionados com a Industria 4.0 e o profissionalismo na organização e planeamento do projeto.

 

  1. Quais as perspetivas de colaborações futuras com o INESC TEC?

Identificamos no INESC TEC as competências em IDI em áreas chave da Inovação produtiva e de produto da SIRMAF. A nossa perspetiva é que este seja o primeiro de muitos projetos em colaboração.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal