Ursula Krisper, Elektro Ljubljana

Nome da Organização: Elektro Ljubljana
Área de negócio: Desenvolvimento
Função na Organização: Responsável pelo Departamento de Desenvolvimento Tecnológico
Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: Centro de Sistemas de Energia (CPES), Laboratório de Software Confiável (HASLab), Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) e Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG)
Responsáveis pelo projeto no INESC TEC: Ricardo Bessa
Título do projeto: InteGrid and InterConnect

Qual é a sua ligação profissional ao INESC TEC? 

Colaborámos com o INESC TEC na candidatura do InteGrid a uma call, sendo que o projeto foi aprovado, atualmente, encontra-se na fase final. Mais tarde, voltámos a colaborar no âmbito de open calls do H2020, sendo que o Instituto foi fundamental para esse processo.

Descreva, de forma sucinta, os principais projetos que realizou com o INESC TEC.

No que diz respeito ao InteGrid, o apoio do Instituto foi fundamental para desempenharmos o nosso trabalho. Dado que somos uma empresa distribuidora de energia, a nossa experiência, conhecimento e atividades incidem em questões como o planeamento, operacionalização e manutenção das redes. A possibilidade de partilhar conhecimento e informação sobre esta área tão específica com especialistas do INESC TEC revelou-se particularmente benéfica. Relativamente ao segundo projeto, o InterConnect (que ainda se encontra em curso), o INESC TEC assumiu, desde logo, um papel bastante relevante.

Quais são os principais resultados dos projetos?

Muito resumidamente, a possibilidade de obter mais informação sobre conceitos associados a sistemas avançados, como ADMS e SCADA; focando-me exclusivamente nas ferramentas funcionais de apoio à rede, desenvolvidas no âmbito do projeto, os resultados obtidos poderão ser aplicados em diversas dimensões, nomeadamente aquelas relacionadas com o uso de flexibilidade energética positiva ou negativa. Além disso, e graças às ferramentas desenvolvidas pelo INESC TEC, foi-nos possível explorar essa flexibilidade em termos de rede e mercado, de forma a que as empresas distribuidoras de energia a possam monitorizar e gerir de acordo com as necessidades.

Relativamente ao projeto InterConnect, estamos a colaborar na definição e implementação de um interface padrão para a interação entre plataformas de mercado – sendo que o principal desafio é a comunicação bidirecional e a partilha de informação entre as empresas distribuidoras e plataformas externas.

Como classificaria a sua experiência de trabalho junto do INESC TEC?

Os investigadores do INESC TEC foram bastante profissionais enquanto líderes, muito devido às suas competências a nível tecnológico.

Considera a possibilidade de colaborar com o INESC TEC no futuro?

Sim, estamos desejosos por poder voltar a colaborar com o INESC TEC, nomeadamente em candidaturas a projetos H2020. Estamos também dispostos a reforçar a nossa colaboração, nomeadamente ao nível empresarial.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal