INESC TEC associa-se ao Dia Mundial da Saúde Mental

O INESC TEC, pela primeira vez, associa-se ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro. Nesse sentido, são várias as iniciativas que a instituição pretende organizar neste âmbito, desde atividades internas – focadas nos colaboradores -, à partilha de informação com todos os stakeholders externos. A pandemia de COVID-19 trouxe o tema da saúde mental para a agenda do dia e, como tal, o INESC TEC, na sua estratégia relacionada com a responsabilidade social, quis fazer, não apenas do dia 10, mas de todo o mês de outubro um mês para informar e alertar sobre esta questão. A verdade é que hoje sabemos que a Saúde Psicológica é tão importante como a Saúde Física e que, embora o stresse seja uma resposta normal ao dia-dia-dia profissional, quando é prolongado ou excessivo pode constituir um fator de risco para desenvolver problemas de Saúde Psicológica. Aliás, 30% dos óbitos em Portugal devem-se a doenças cardiovasculares para as quais o stress é um dos principais fatores de risco.

A Saúde Psicológica é, por isso, uma parte integral da Saúde do ser humano. A Organização Mundial da Saúde define-a como um estado de bem-estar que permite às pessoas realizar as suas capacidades e potencial, lidar com o stresse normal do dia-a-dia e trabalhar produtivamente.

Segundo o Relatório do Custo do Stresse e dos Problemas de Saúde Psicológica no Trabalho, em Portugal – Prosperidade e Sustentabilidade das Organizações – elaborado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (2020), os riscos psicossociais constituem, atualmente, uma das maiores ameaças à Saúde Física e Mental dos trabalhadores, ao bom funcionamento e produtividade das organizações.

A investigação demonstra que ao nível organizacional, os problemas de Saúde Psicológica e do Stresse Ocupacional têm vários efeitos adversos, nomeadamente perda de motivação, compromisso, satisfação, absentismo, conflitos no trabalho e acidentes (por erro humano), são apenas alguns exemplos.

Assim, podemos concluir que um local de trabalho saudável traz muitos benefícios quer para a instituição, quer para os colaboradores, e todos devemos ser proativos na sua criação. Falar abertamente sobre a Saúde Psicológica no Local de Trabalho; estar disponível para falar acerca da temática; partilhar a própria experiência e estar disponível para ouvir a experiência de um colega; respeitar os outros e denunciar situações de descriminação, são apenas alguns exemplos de ações que podem ajudar a criar um ambiente que fomente o bem-estar de todos.

Não nos esqueçamos que a pandemia de COVID-19 deixará marcas também – e principalmente – ao nível da saúde psicológica e que os próximos tempos serão fulcrais para (r)estabelecer uma nova realidade mais sustentável ao nível da Saúde Psicológica.

O seu interesse foi despertado por este tema? Saiba mais sobre saúde ocupacional consultando este link.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal