Ricardo Bessa e João Catalão, ambos investigadores do INESC TEC, foram nomeados como melhores editores em 2021 pelas revistas IEEE Transactions on Sustainable Energy e IEEE Transactions on Power Systems, respetivamente.
Em concreto, os investigadores foram nomeados como Outstanding Associate Editors, pela sua prestação no processo editorial de artigos científicos.
Ricardo Bessa, coordenador do Centro de Sistemas e Energia (CPES), é um dos seis editores nomeados a nível mundial pela IEEE Transactions on Sustainable Energy, revista com um fator de impacto de 7.91. Já João Catalão é um dos cinco editores do mundo nomeados pela IEEE Transactions on Power Systems, que tem um fator de impacto de 6.67. Ambas as revistas são classificadas no Q1 nas áreas de energia e engenharia eletrotécnica.
Esta distinção é também baseada na contribuição para revisões de alta qualidade, no fornecimento de comentários estruturados e ponderados aos autores, no cumprimento dos prazos recomendados, bem como no envio das recomendações finais ao Editor-in-Chief, contribuindo para uma maior reputação da revista.
De referir que João Catalão foi distinguido também com Certificate of Service, resultado da sua colaboração no IEEE Open Access Journal of Power and Energy como Promotion and Outreach Editor.
Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.