Ricardo Bessa recebe Prémio de Excelência internacional pelo seu contributo na área da previsão da produção de energia elétrica de base renovável

A Energy Systems Integration Group (ESIG), anteriormente conhecida como Utility Wind Integration Group (UWIG), uma organização sem fins lucrativos fundada em 1989 e sediada nos Estados Unidos da América (EUA), que visa proporcionar aos membros a partilha e distribuição de informação, investigação, análise, conhecimentos de operação e planeamento de sistemas energéticos, necessários para a transformação das redes elétricas e sistemas de energia, atribuiu a Ricardo Bessa, Investigador Sénior e Coordenador do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC, o Prémio de Excelência por “contributions to advances in renewable energy forecasting and development of renewable energy forecasting systems”. Este prémio distingue profissionais que tenham feito contribuições pessoais e profissionais notáveis na indústria das energias renováveis, em particular para a descarbonização do sistema elétrico.

“É um reconhecimento internacional pelo trabalho de investigação fundamental e aplicada que tenho vindo a desenvolver no INESC TEC desde 2006 na área da previsão da produção renovável, tendo como objetivos principais a transferência dos resultados de I&D para as empresas e promover a integração da previsão (e incerteza) na operação do sistema elétrico e mercados de eletricidade”, declara Ricardo Bessa. Segundo o investigador, o investimento que Portugal tem feito na área das energias renováveis “não só permitiu acelerar a transição energética, como também estimulou avanços tecnológicos no Sistema Científico e Tecnológico Nacional e empresas, e que felizmente têm sido valorizados por organizações como a ESIG nos EUA”.

Na edição deste ano foram atribuídos 25 Prémios de Excelência a profissionais de todo mundo. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu durante o Spring Technical Workshop da ESIG, a 24 de março, em Tucson, no Arizona.

 

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal