Portugal foi o país parceiro na edição de 2022 da Hannover Messe, a maior feira industrial do mundo, que decorreu entre os dias 30 de maio e 2 de junho, na Alemanha. O INESC TEC marcou presença no espaço dedicado à Produtech – Pólo das Tecnologias de Produção, uma rede articulada de fornecedores de tecnologias de produção que combinou no seu stand um conjunto de representantes em diferentes setores.
A iniciativa TEC4Industry, que tem como objetivo criar uma indústria inovadora, sustentável e centrada nas pessoas, foi o motor da participação do INESC TEC, que desta forma deu a conhecer os seus principais domínios e setores de atividade, linhas de investigação e parcerias.
António Costa, Primeiro-ministro de Portugal, foi o responsável pela abertura do evento, afirmando que a Hannover Messe “é uma enorme oportunidade para as empresas e por isso a presença nesta feira, que é a maior montra mundial para quem produz ou presta serviços para a indústria é da maior importância”. No trajeto pelo espaço com mais de 2.500 expositores, António Costa visitou a área demonstrativa do INESC TEC e testemunhou a importância do trabalho de investigação e desenvolvimento feito em Portugal.
Américo Azevedo e António Almeida, Coordenador e Business Developer do TEC4Industry, respetivamente, lideraram esta participação, destacando a importância da presença neste tipo de eventos. “A presença do INESC TEC em Hannover Messe, no ano em que Portugal apresentou a 2ª maior delegação estrangeira da feira, é de especial importância, não só para dar visibilidade sobre o que temos vindo a desenvolver internamente no âmbito dos vários projetos de I&D, mas também para reforçar as nossas sinergias com as empresas tecnológicas e industriais do nosso ecossistema”, referiu António Almeida.
Além da presença na componente expositiva da Hannover Messe, o INESC TEC participou igualmente no programa de conferências do evento. Em particular, no dia 31 de maio, o painel de discussão intitulado “Digital Ecosystems”, no âmbito das conferências “Portugal Makes Sense”, contou com a participação de João Claro, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da Comissão Executiva do INESC TEC, para apresentar o trabalho desenvolvido pelo Instituto, sob o mote “Towards a more collaborative, human-centred and digital industry”. “Num painel que deu a conhecer a excelência do ecossistema Português de inovação digital para o setor industrial, o INESC TEC apresentou as suas prioridades estratégicas de atuação e os principais papéis com que intervém neste ecossistema, ilustrados com alguns dos projetos mais emblemáticos que tem liderado”, afirmou João Claro.
Ainda no dia 31 de maio, destaque também para a participação de Américo Azevedo na discussão que teve lugar no pavilhão da Holanda intitulada “Smart Skills for Smart Industry”, onde foi abordada a importância da colaboração transnacional para adequar as capacidades nas empresas europeias às mudanças na sociedade.
Depois de uma interrupção no formato presencial de dois anos devido à pandemia, aquela que é considerada a maior feira industrial do mundo recebeu cerca de 75 mil visitantes, com uma programação híbrida que combinou colóquios, conferências e stands expositivos.
A próxima edição está já agendada de 17 a 21 de abril de 2023.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.