Parceria internacional tem 400 mil euros para financiar projetos de investigação

O Programa UT Austin Portugal vai apoiar oito projetos de investigação que estimulem e promovam a competitividade e a capacidade de inovação nas áreas de Computação Avançada, Física Médica para Terapias Emergentes de Cancro, Nanomateriais para Novos Mercados e Interações Espaço-Terra. No total, estão disponíveis 400 mil euros para financiar instituições de investigação portuguesas. O período para apresentação de candidaturas termina no dia 17 de novembro.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) tem a decorrer um concurso para financiamento de projetos de investigação exploratórios, no âmbito do Programa UT Austin Portugal. O objetivo é apoiar o trabalho conjunto de investigação entre equipas de entidades não-empresariais do sistema tecnológico e científico nacional e da Universidade do Texas em Austin.

“Procuramos projetos científicos disruptivos, de alto risco, mas com um elevado potencial de progressão e impacto, que envolvam a participação de pelo menos uma entidade portuguesa e um parceiro da Universidade do Texas em Austin”, avança Andreia Passos, Diretora Executiva do Programa UT Austin Portugal,

Segundo explica a responsável, alguns dos tópicos elegíveis podem ir desde o desenvolvimento de modelos, linguagens de programação ou algoritmos, no caso da área de Computação Avançada, até a investigação relacionada com sensoriamento remoto dos oceanos, com recurso a satélites, exploração do mar profundo ou ciência computacional e engenharia para a próxima geração de naves espaciais, no caso da área de Interações Espaço. Relativamente à área de Física Médica, incluem-se tópicos sobre terapias emergentes de cancro, nomeadamente, terapias de protões. Quanto à área de Nanomateriais, poderão ser aceites candidaturas que foquem, por exemplo, o desenvolvimento de nanomateriais para aplicação em setores como espaço, tecnologias de informação ou energia.

Podem candidatar-se Instituições de Ensino Superior, respetivos institutos e unidades de I&D, Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal, Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica. O concurso apoiará projetos exploratórios, na modalidade de projetos individuais ou em co-promoção, pelo período máximo de 12 meses e financiamento não superior a 50.000 euros por projeto. Os projetos aprovados serão financiados por fundos nacionais através do orçamento da FCT. A dotação orçamental do Programa na UT Austin assegurará a participação das equipas de investigação norte-americanas com níveis de financiamento equivalentes aos das equipas de I&D em Portugal.

Mais informação sobre o concurso aqui.

O Programa UT Austin Portugal assinala, este ano, o seu 15º aniversário e, como marco das celebrações, organiza amanhã, dia 19 de outubro, a sua Conferência Anual. Este ano, o evento promoverá a discussão em torno dos temas relacionados com a Diplomacia Científica e a forma como este tipo de parcerias internacionais pode contribui para a mesma. A iniciativa contará com a participação de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Madalena Alves, Presidente da FCT, e José Manuel Mendonça, Diretor Nacional do Programa e Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC. O evento decorrerá no CIIMAR e terá transmissão em direto no canal do YouTube do Programa UT Austin Portugal.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal