O artigo Operations Research in Healthcare: a survey, da autoria de Ana Viana, investigadora do INESC TEC, que identifica as principais contribuições relacionadas com optimização de problemas na área da saúde entre final dos anos 1990 e 2010, foi um dos 30 artigos selecionados para a edição comemorativa dos 30 anos da International Transactions in Operational Research (ITOR). O trabalho foi distinguido como um dos artigos mais influentes na área.
A otimização nos cuidados de saúde é extremamente relevante e tem sido dada grande atenção a uma extensa lista de problemas relacionados com a gestão de recursos escassos, a prevenção e o planeamento de tratamentos médicos, entre outros.
Este trabalho não só resumiu o estado da arte, mas identificou também desafios para novas linhas de investigação em saúde, com base em cerca de 250 referências, focando numa grande variedade de problemas de otimização, bem como nas técnicas de solução utilizadas para resolver esses problemas. Como resultado directo da aprendizagem adquirida, refiram-se dois projectos relacionados com transplantação renal cruzada financiados por fundos públicos nacionais (FCT), de que a autora foi investigadora responsável – os projectos KEP e mKEP – e dois projectos com financiamento europeu – os projectos ENCKEP e KEPSoft – de que foi vice-chair. Relativamente a este último é de realçar a referência directa que lhe é feita na call HS-g-23-51 do EU4Health Programme.
“Esta distinção deixa-me extremamente orgulhosa! Nestes 30 anos a ITOR publicou seguramente milhares de artigos. Ao considerar que este artigo estaria entre os 30 mais influentes da sua história, está claramente a dar valor à qualidade do seu conteúdo”, expressa Ana Viana, investigadora do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC.
De notar que a ITOR é a revista oficial da International Federation of Operational Research Societies (IFORS).
A investigadora do INESC TEC mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC e IPP-ISEP.