INESC TEC organiza workshop internacional sobre inteligência artificial e biometria

Promovido no âmbito da WACV 2023, uma das maiores e mais reputadas conferências internacionais sobre visão computacional, organizada pelo IEEE/CVF, a terceira edição do Workshop “Explainable & Interpretable Artificial Intelligence for Biometrics” (xAI4Biometrics) aconteceu em janeiro e reuniu investigadores de todo o mundo.

A edição de 2023 do workshop sobre inteligência artificial e biometria, promovido pelo INESC TEC, contou com a realização de duas apresentações principais a cargo de Arun A. Ross, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos da América, e de Philipp Terhörst, da Universidade de Paderborn, na Alemanha. Intituladas “Fairness and Integrity: Detecting Altered Biometric Data” e “On the Utility of Single Pixels for Explainable Face Recognition”, as apresentações dos oradores focaram-se na deteção de dados biométricos alterados e na utilização de pixeis para reconhecimento facial explicável.

A par destas apresentações, foram ainda dados a conhecer cinco artigos científicos, tendo o artigo “Human Saliency-Driven Patch-based Matching for Interpretable Post-mortem Iris Recognition” da autoria de Aidan Boyd, Daniel Moreira, Andrey Kuehlkamp, Kevin Bowyer e Adam Czajka (Universidade de Notre Dame, Estados Unidos da América) vencido o prémio para melhor apresentação de artigo.

“O xAI4Biometrics workshop, na sua terceira edição, continua a contribuir positivamente para o avanço no estado da arte no tópico Explainable AI focado em Biometria. Mas, acima de tudo, acreditamos que contribui significativamente para o objetivo primordial de promover a compreensão e aceitação da tecnologia na base de diversas aplicações utilizadas em reconhecimento biométrico que afetam o quotidiano de um número crescente de pessoas, através da explicabilidade e interpretabilidade”, explica Ana Filipa Sequeira.

Segundo a investigadora do INESC TEC, as edições do Explainable & Interpretable Artificial Intelligence for Biometrics Workshop têm acolhido um número crescente de submissões de artigos científicos que passam por um processo de revisão double blind, com os Programme Chairs a coordenarem um conjunto de quase 20 elementos no processo de revisão.

A organização deste workshop esteve a cargo de um grupo de atuais investigadores do INESC TEC: Ana Filipa Sequeira, Isabel Rio-Torto, Pedro Neto, Tiago Gonçalves e Jaime Cardoso e investigadores do INESC TEC à data e que agora abraçaram novos desafios: João Ribeiro Pinto (Bosch Car Multimedia, Braga), Sara Oliveira e Wilson Silva (Netherlands Cancer Institute, Países Baixos).

Todas as apresentações podem ser revistas no canal de YouTube, através do link: https://www.youtube.com/@xai4biometricsworkshop.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal