No dia 9 de julho, data em que se assinala a chegada à cidade do Porto, em 1832, do rei D. Pedro IV, à frente do exército liberal, a Câmara Municipal homenageou um conjunto de personalidades e entidades, celebrando os seus méritos e feitos cívicos – José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, foi um dos agraciados.
A Câmara Municipal do Porto atribui, anualmente, Medalhas Municipais – Honra da Cidade, Mérito e Bons Serviços – com o objetivo de distinguir pessoas e organizações que se notabilizem “pelos seus méritos ou feitos cívicos”. Este ano, numa cerimónia que contou com a presença de todo o executivo municipal, somaram-se 44 homenageados.
“Nesta cerimónia cumprimos um imperativo ético de reconhecimento e gratidão”, disse no seu discurso Rui Moreira, agradecendo “a todas estas mulheres, homens e instituições o seu inestimável contributo para aquilo que torna a cidade do Porto tão especial – o seu carácter. Um carácter estribado no sentido de dever, no apego à cidadania, no gosto pelo trabalho, no espírito empreendedor e na vontade de inovar”.
A Medalha de Honra da Cidade foi atribuída ao maestro José Luís Borges Coelho, aos músicos Pedro Abrunhosa e Rui Reininho, e à banda GNR. Já a Medalha de Mérito foi entregue a 36 personalidades e entidades, entre as quais José Manuel Mendonça. Segundo o Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC: “é uma distinção que muito me honra, até pelas pessoas e instituições da cidade que foram reconhecidas, em áreas de atividade muito diversas. Estando o meu nome essencialmente ligado à ciência e à inovação, é impossível dissociá-lo da Universidade do Porto e, sobretudo, do INESC TEC, que é uma instituição da cidade que se projetou muito para além das suas fronteiras e em cuja construção e desenvolvimento tantos participaram. Para todos esses companheiros de caminho, aqui fica o meu profundo reconhecimento”.
As medalhas foram entregues pelo Presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo (antigo Reitor da Universidade do Porto). A cerimónia de entrega das Medalhas Municipais acontece, desde 2014, a 9 de julho, dia em que se assinala a entrada do exército de D. Pedro IV na cidade, em 1832, e a que se seguiu o cerco do Porto pelas forças absolutistas fiéis a D. Miguel, que durou um ano. À heroica resistência da cidade e das tropas liberais de D. Pedro se deveu a vitória da causa liberal em Portugal e, a partir deste marco histórico, o Porto passou a ser nomeado como Cidade Invicta.