Estimular o envolvimento de jovens investigadores na criação de soluções habilitadas pela tecnologia para resolver problemas ou auxiliar os profissionais na área da saúde. Este foi o mote de duas competições internacionais nas quais equipas com elementos do INESC TEC arrecadaram o primeiro lugar: Image CLEF Challenge 2023 e SCCM Datathon 2023.
Image CLEF Challenge 2023
O Image CLEF Medical GANs é um dos desafios colocados pelo Image CLEF Challenge 2023, organizado como parte da iniciativa europeia designada CLEF (Conference and Labs of the Evaluation Forum), que tem como objetivo promover investigação, inovação e desenvolvimento de sistemas de acesso à informação com foco em dados multimodais, reunidos em grandes quantidades ou provenientes de diferentes cenários. Nesta primeira edição, que decorreu entre 18 e 21 de setembro, foi proposto aos participantes desenvolver um sistema que fosse capaz de avaliar se imagens médicas sintéticas usadas ameaçavam a privacidade de pacientes. No fundo, era necessário classificar se um conjunto de imagens reais tinha sido usado no treino do modelo de inteligência artificial que concebia as imagens sintéticas.
A equipa do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC (CTM) ficou em primeiro lugar, competindo a par com mais sete equipas. Helena Montenegro, Pedro Neto, Cristiano Patrício, Isabel Rio-Torto, Tiago Gonçalves e Luís F. Teixeira, investigadores do CTM, foram capazes de apresentar a melhor solução para o problema, que automaticamente calculava a semelhança estrutural entre cada imagem real e todas as sintéticas e, se houvesse uma imagem sintética cuja semelhança com a real era mais elevada do que os valores normais, então essa imagem era classificada como tendo sido usada.
“Vencer uma competição internacional valoriza a nossa investigação, levando-nos a ter mais confiança nas metodologias que desenvolvemos e nos seus resultados. Para além disso, é sempre motivador ver o nosso trabalho reconhecido a nível internacional”, afirmam os vencedores.
SCCM Datathon 2023
O Discover Datathon 2023 da Society of Critical Care Medicine (SCCM) teve lugar em Nova Iorque nos dias 5 e 6 de agosto. Trata-se de um evento colaborativo que reúne as comunidades clínica e tecnológica com o objetivo de desenvolver modelos aplicáveis ao cuidado de pacientes em estado crítico, usando para isso bases de dados públicas existentes.
Nesta edição, foram disponibilizados três tópicos de abordagem ao tema, nomeadamente “COVID-19”, “Equidade na Saúde” (“Health Equity”) e “Segurança do paciente” (“Patient Safety”).
No que diz respeito ao desafio de “Patient Safety”, a equipa vencedora foi constituída por João Matos, investigador do CTM, Andrew Barros, David Thomas Poliner e Enrique Monares Zepeda, em representação da comunidade médica, e Nikolaj Andersen, Rishika Iytha Sridhar e Vishwasrao Salunkhe, que desenvolvem atividade na área científica. Este grupo apresentou a solução “What Are the Key Factors Influencing Glucose Variability in Point-of-Care and Serum Measurements?”, que tinha como objetivo perceber se existiam diferenças entre dispositivos médicos para medir glicose em contexto de unidade de cuidados intensivos. Estas diferenças foram analisadas numa perspetiva de segurança do paciente e foram consideradas nocivas se conduzissem a eventos de hipoglicemia oculta.
Na tarefa relacionada com o tema de equidade na saúde, o grupo vencedor desenvolveu a questão “Does Limited English Proficiency Affect Time-to-Death for Critically Ill Patients Who Expire in the Hospital?”, em que o objetivo foi perceber se a capacidade de falar inglês tinha impacto no tempo que os pacientes permaneciam no hospital, desde o internamento em estado crítico até a um eventual falecimento. A equipa foi constituída por Tiago Gonçalves, investigador do CTM, Aarti Sarwal, Cassandra V. Villegas e Steven Ham, em representação da comunidade médica, e Joseph Geibig, Lorenzo Flores e Vedant Joshi, que desenvolvem atividade na área científica.
“Em dois dias, fomos expostos a um problema e área de conhecimento completamente novos para nós; tivemos a oportunidade de conhecer e interagir com especialistas na área e, com sentido crítico, apresentar uma solução. Este processo é altamente exigente, mas recompensador”, referem os investigadores do CTM,
Os vencedores terão agora nova oportunidade de apresentar a sua solução no Congresso de Cuidados Críticos da SCCM, no Arizona (EUA), em janeiro de 2024, onde receberão um prémio de reconhecimento pelos seus contributos.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.