Ana Marta Dias, investigadora do INESC TEC, ganhou o prémio de melhor poster do capítulo português da International Neuromodulation Society (INS) no 1.º Encontro Ibérico de Neuromodulação, de um total de 17 posters a concurso. Desenvolvido no âmbito da dissertação de Mestrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), este trabalho tem como objetivo desvendar os mecanismos subjacentes à estimulação cerebral profunda do núcleo anterior do tálamo (ANT-DBS) em epilepsia, uma terapia segura e eficaz, e se estes variam em diferentes tipos de epilepsia.
“Assessing functional thalamo-cortical connectivity in adults with frontal and temporal lobe epilepsy” é o título do poster vencedor, que representou a pesquisa levada a cabo no Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER) do INESC TEC, em cooperação com o Centro de Epilepsia e Sono do Hospital Universitário Großhadern de Munique, Baviera, Alemanha.
“Queremos individualizar terapias para que os tratamentos sejam mais eficientes para o doente”, afirma a investigadora, que dedicou o seu trabalho a analisar conetividade funcional entre o córtex cerebral e o ANT, procurando perceber se existe algum padrão diferenciador entre dois tipos de epilepsia focal: epilepsia do lobo temporal ou epilepsia do lobo frontal. É comum associar-se epilepsias focais à zona cerebral onde as crises epilépticas são geradas. No entanto, recentemente tem-se vindo a descobrir que existem muito mais regiões envolvidas nesta doença. A hipótese científica deste trabalho é que, através da análise de conetividade, a existência e identificação de padrões diferenciadores poderá ajudar no desenvolvimento de algoritmos capazes de adaptar os parâmetros da ANT-DBS a cada subtipo de epilepsia e, quiçá, a cada doente. A fase seguinte consiste em dar continuidade ao estudo, alargando a análise a mais doentes, de modo a validar as diferenças encontradas.
Organizada pela INS, esta que foi a primeira edição do evento ibérico dessa sociedade médica, decorreu no Porto, no dia 22 de setembro, reunindo os capítulos espanhol e português, inaugurando a criação deste último.
A investigadora terá agora a oportunidade de frequentar gratuitamente um curso promovido pela INS e uma provável participação na reunião internacional da INS que decorrerá em Vancouver no próximo ano.
A investigadora mencionada na notícia tem vínculo à UP-FEUP.