Quase a completar 100 anos de serviço à população do Vale do Rio Este, a CEVE – Cooperativa Eléctrica do Vale d’Este – sabe que o tempo e as evoluções não param. Reconhecendo a inevitabilidade da Transição Energética, dada a urgência climática, e a necessidade de mudança de paradigma, em particular no que toca aos combustíveis fósseis, reconhece no INESC TEC um parceiro tecnológico com capacidade para a auxiliar neste desafio.
Entrevista
Qual é a ligação da CEVE ao INESC TEC?
A ligação da CEVE ao INESC TEC fundamenta-se na nossa vontade de aportar conhecimento académico às nossas iniciativas no âmbito da Transição Energética e na excelência de conteúdo que o INESC TEC produz.
No sentido inverso o INESC TEC identificou que a estrutura da CEVE, dada a sua dimensão, lhe proporciona o acesso a um laboratório vivo, onde pode desenvolver projetos e obter resultados fidedignos e coerentes com a exploração real de uma rede elétrica.
O primeiro projeto a que nos candidatamos com apoio do INESC TEC foi ao 7º Plano de Promoção à Eficiência no Consumo (PPEC) financiado pela ERSE e, desde então, temo-nos procurado mutuamente com vista à participação em projetos relevantes para as 2 entidades.
Quais são os principais resultados desta colaboração?
Para além da participação conjunta em programas europeus para desenvolvimento de soluções tecnológicas, no âmbito da Transição Energética, dos quais se destaca a aprovação de dois projetos de I&DT (Enpower e HEDGE-Iot), a aprovação pela ERSE da nossa candidatura ao PPEC, que era uma aspiração antiga da CEVE, de proporcionar à população que serve um projeto que visasse ações de mitigação da pobreza energética.
O EcoVale, aprovado no âmbito do PPEC, é um projeto que tem como objetivo desenvolver e implementar atividades de sensibilização para a vulnerabilidade e eficiência energéticas, junto dos alunos das escolas e munícipes de Vila Nova de Famalicão e Barcelos.
O projeto Enpower, visa capacitar os participantes de Comunidades de Energia (CE) a acederem a novos serviços baseados em Inteligência Artificial (IA), tais como; monitorização de consumos, recomendações de eficiência específicas, serviços de flexibilidade, otimização dos fluxos de energia dentro da CE, recomendações tarifárias, etc.) que permitirão aumentar a sensibilização dos utilizadores e o envolvimento dos consumidores.
O projeto HEDGE-IoT, visa aproveitar a flexibilidade de uma CE inteligente que presta serviços para a descarbonização de edifícios residenciais e terciários, contribuindo assim para a resiliência da rede e o envolvimento dos consumidores. Combinará flexibilidade da produção distribuída, interoperabilidade, ferramentas de IA/ML e modelos de negócios de economia compartilhada num laboratório vivo.
Como tem sido a experiência com o INESC TEC?
A experiência com o INESC TEC tem sido sempre de grande satisfação e agrado, visto que reconhecemos no parceiro, que muitas vezes confundimos com um departamento da nossa própria empresa, uma fácil capacidade de trabalhar em equipa. Tem-nos prestado suporte na gestão de projeto – apoio essencial dada a nossa inexperiência nessas lides.
O resultado desta simbiose entre as entidades é a criação de um Living Lab, para estudar como os consumidores utilizam a energia e que possíveis serviços poderão ser-lhes proporcionados face às suas necessidades.
O que valoriza nesta colaboração?
Nesta colaboração valorizamos o facto da proatividade com que o INESC TEC sempre se comporta e a proximidade que desenvolve com os elementos da nossa empresa. A excelência e o elevado grau de conhecimento tecnológico que o INESC TEC possui são fundamentais para o desenvolvimento dos projetos e das soluções que encontramos.
O que podemos esperar nos próximos anos da CEVE?
Quase a completar 100 anos de serviço à população do Vale do Rio Este, a CEVE sabe que o tempo e as evoluções não param. Reconhecendo a inevitabilidade da Transição Energética, dada a urgência climática, e a necessidade de mudança de paradigma, em particular no que toca aos combustíveis fósseis, reconhece no INESC TEC um parceiro tecnológico com capacidade para a auxiliar neste desafio.
A Transição Energética engloba não só a produção e o consumo de energia renovável, mas também a alteração da forma como otimizamos a utilização de bens e serviços da rede elétrica. Nesta transformação, à medida que o mercado energético se torna mais exigente, local e dinâmico, as redes elétricas precisam de se questionar se estão a dar os passos necessários para abraçar a mudança.
Pretendemos também continuar a trabalhar na área da eficiência energética, termo que remete à capacidade de conseguir o melhor rendimento, com menor uso de recursos e sem abdicar da qualidade, pois entendemos que este é o pilar fundamental da Transição Energética.
A CEVE está totalmente comprometida em proporcionar uma transição energética, suave e o mais confortável possível, aos seus clientes, continuando a fornecer um serviço de alta qualidade e proximidade.
A CEVE está também empenhada em obter o novo estatuto de “Comunidade de Cidadãos para a Energia”, previsto no Pacote Legislativo Europeu “Energia Limpa para todos os Europeus”, uma vez que está em linha com o objetivo da sua criação – um projeto de produção e consumo local de energia.