Companhia da Energia Oceânica integra plataforma para demonstrações offshore na Europa

A Companhia da Energia Oceânica (CEO) – empresa detida pelo INESC TEC e WavEC Offshore Renewables – integra uma nova plataforma para demonstrações offshore na Europa, chamada High Power Test Sites (HiPoTeSis). Em Portugal, quem detém a plataforma de testes de Energias Renováveis Marinhas na Aguçadoura, é a CEO, que se tem vindo a posicionar para apresentar o primeiro parque de ondas a nível mundial, localizado na Póvoa de Varzim, no Norte de Portugal.

Já a iniciativa HiPoTeSis é uma plataforma de cooperação para cinco locais de demonstração na Europa, que tem como objetivo defender os interesses dos locais de teste de demonstração offshore a nível europeu. Para além da CEO, em Portugal, os outros quatro locais situam-se em Espanha (através da Plataforma de Energia Marinha da Biscaia e da Plataforma Oceânia das Canárias), França (por intermédio da Fundação OPEN-C) e Noruega (representado pelo Mari Energi Testcentre).

“Esta aliança pretende sensibilizar a Comissão Europeia para o papel fundamental que os centros de testes de Energias Renováveis desempenham para que as ambições europeias relativas ao oceano sejam alcançadas. Para além disso, e face aos avanços tecnológicos que têm ocorrido nos últimos anos, é necessário que a Comissão Europeia repense apoios que consigam dar resposta aos enormes investimentos que têm de ser feitos para garantir a atualização destas infraestruturas”, explica Carlos Pinho, presidente da CEO.

A este propósito, a HiPoTeSis participou no workshop público da ETIPWinds, em Bruxelas, no final de junho. O objetivo do workshop era definir as mensagens da ETIPWind para os recém-eleitos decisores políticos da UE, como a nova Comissão Europeia e o Parlamento Europeu.  A ETIPWind é uma plataforma para os intervenientes europeus no setor da energia eólica identificarem as prioridades de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D&I) e promoverem inovações revolucionárias junto dos decisores políticos da UE. Além disso, a ETIPWind é também fundamental para a conceção dos convites à apresentação de propostas no domínio da energia eólica offshore no âmbito do programa de financiamento Horizonte Europa.

“Os centros de ensaio têm um papel essencial na criação de uma indústria europeia competitiva e na garantia da liderança da Europa no domínio da energia eólica offshore flutuante”, afirma Izan Le Crom, líder da HiPoTeSis e Diretor de Desenvolvimento Local do demonstrador francês. “É por isso que estamos em Bruxelas a defender a necessidade dos locais de ensaio”, acrescenta.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal