Investigador INESC TEC eleito coordenador da Estratégia para o Atlântico da Comissão Europeia

Eduardo Silva, investigador do INESC TEC, foi eleito para um mandato de dois anos enquanto coordenador do Pilar IV – um oceano saudável e zonas costeiras resilientes – da Estratégia para o Atlântico, uma iniciativa da Comissão Europeia.

O plano de ação para o Atlântico inclui quatro pilares, que estão interligados, são trans regionais e endereçam desafios chave que têm como objetivo estimular o crescimento da economia azul e contribuir para uma maior cooperação e coesão territorial na área do Atlântico que abrange a União Europeia.

Os quatros pilares são: 1) os portos como portas de entradas e hubs para a economia azul; 2) competências azuis do futuro e literacia oceânica; 3) energias marinhas renováveis; 4) oceano saudável e zonas costeiras resilientes.

O investigador do INESC TEC é o representante de Portugal para coordenar o pilar 4 até 2026. Foi durante a reunião da Comissão da Estratégia para o Atlântico, que se realizou no fim de junho, em Nantes (França), que foram eleitos os novos coordenadores.

Eduardo Silva coordena, atualmente, duas infraestruturas do INESC TEC para o mar: a plataforma TEC4SEA e o Hub Azul de Leixões. “O seu trabalho na criação de infraestruturas para testar tecnologias em engenharia oceânica, logística marítima e biotecnologia azul, juntamente com os seus contributos para as energias renováveis oceânicas e a proteção dos ecossistemas, fazem dele uma excelente escolha para este cargo”, escreve a Comissão Europeia, em notícia oficial publicada.

Carlos Botana Lagarón, de Espanha, vai coordenar o pilar I, Céline Liret, em representação de França, é a coordenadora do pilar II, e Emer Dennehy, da Irlanda, vai coordenar o pilar III.

O investigador referido na notícia têm vínculo ao INESC TEC e ao ISEP-IPP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal