Corria o ano de 2014 quando o INESC TEC decidiu apostar numa nova área de investigação: a engenharia biomédica. Nasceu assim um novo centro de investigação na instituição que, ao longo dos últimos dez anos, soma e segue na investigação nacional e internacional nesta área.
Alguns marcos a destacar: quatro spin-offs criadas (com +12M€ de capital captado, +25 empregos científicos altamente qualificados), sete famílias de patentes (com +50 patentes registadas, +25 licenciadas à indústria), mais de 400 publicações científicas, cinco estudos clínicos em vários hospitais nacionais e internacionais. E, em 2024, um novo alcance: a conquista do primeiro projeto europeu coordenado pelo INESC TEC na área da saúde (AI4Lungs).
De um grupo que nasceu com cerca de 15 pessoas, em 2014, existem agora 68 pessoas ligadas a este centro de investigação em engenharia biomédica no INESC TEC, que têm dado uma contribuição significativa na investigação na área da saúde.
“A criação deste centro, há 10 anos, a partir do seu embrião que foi o grupo BRAIN (Biomedical Research And INnovation), permitiu acelerar a criação do nosso modelo de inovação baseada em ciência e obter um conjunto de resultados de translação desta ciência para o tecido social e empresarial da nossa região e até fora de Portugal já com um enorme impacto. Era isso mesmo que tínhamos em mente quando decidimos a criação deste centro de investigação no INESC TEC e definimos seus pilares estratégicos.” afirmou João Paulo Cunha, que foi fundador do BRAIN e cofundou este centro de investigação, onde é atualmente coordenador.
“Tudo isto só foi possível com a participação apaixonada de todos os nossos cocoordenadores, investigadores e alunos que, ao longo dos anos, “vestiram a camisola” do centro alinhando pelas suas linhas estratégicas e pelo excelente suporte de secretariado e dos serviços bem como das apostas feitas pelas lideranças do INESC TEC todos estes anos”, refere ainda.
Para comemorar estes anos de investigação na engenharia biomédica, os investigadores organizaram um evento de comemoração, onde promoveram uma série de apresentações e debates científicos, num momento de partilha sobre os trabalhos que estão, atualmente, em curso. Mas houve também tempo para alguns momentos lúdicos, de teambuilding, e para um jantar convívio. O evento contou a participação de João Claro, atual presidente e CEO do INESC TEC, e José Manuel Mendonça, anterior presidente da instituição.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.