A investigadora do INESC TEC escreveu “Núbia, a menina-astronauta”, o seu primeiro livro. Trocou os cenários inóspitos que simulam cenários longe da Terra pelas páginas onde relatou uma “história de superação e sobrevivência”. O livro reforça a importância do sonho – e, claro, da ciência.
Ana Pires já passou duas semanas no deserto do Utah e seis noites numa gruta dos Açores, mas não encontra nenhuma “aventura” que se compare ao desafio de contar a jornada de Núbia, uma menina-astronauta que sonhava voar e tocar nas estrelas. Inspirada pela viagem de “uma menina que é uma força da Natureza”, a investigadora do INESC TEC escreveu um livro para inspirar e “fazer sonhar”.
A cientista-astronauta verteu para livro a história de vida da sobrinha, “a verdadeira Núbia”. Ao retrato da “história de superação e sobrevivência”, junta-se, nas páginas, a paixão de Ana Pires pela ciência e exploração espacial. E agora todos podemos ler “Núbia, a menina-astronauta”, que a autora assinou sob o pseudónimo de Anita Guerra.
“Esta história para dormir é sobre ir à descoberta e sobre a vontade de voar. O conto permite uma leitura livre usando a imaginação e tem o apoio de fantásticas ilustrações. A história da aventura da Núbia, ao ser contada e lida várias vezes, faz com que a magia aconteça e transforme qualquer pessoa num explorador, com vontade de voar”, relata a autora.
A obra quer também mostrar o mundo de possibilidades das STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, na sigla em inglês) – “sobretudo às meninas”, diz. Mas a história não nasceu só para inspirar quem folheia as páginas de “Núbia, a menina-astronauta”. Ana Pires explica: “Ao escrever a história, também senti que estava a integrar a Núbia numa verdadeira expedição ou missão espacial, do seu quarto para o cosmos. Agora, nas aventuras e projetos científicos que Ana Pires encontra, tem “sempre Núbia no pensamento”. É um impulso para a “ousadia de querer sempre estudar e aprender todos os dias, de forma a voar mais alto”.
Um novo voo para Núbia
Essa vontade já acompanhava Ana Pires desde o tempo em que tinha a idade de Núbia – e quem nunca sonhou ser astronauta? Mas agora quer contagiar quem lê a epopeia da pequena Núbia: “Tal como os meus pais me motivaram sempre a sonhar, a nunca desistir, e a superar o medo, também queremos que esta história inspire outros pais a fazer o mesmo”.
A Ana Pires tem chegado feedback positivo, de pais e crianças. Por isso, não se estranhe se uma nova aventura de Núbia chegue às bancas nos próximos tempos. A investigadora já tem na cabeça novas personagens e o ambiente extremo que servirá de cenário para a pequena astronauta – no próximo capítulo nem os sistemas robóticos vão faltar.
O primeiro projeto literário de Ana Pires foi escrito em português e inglês e conta com ilustrações de José Amorim, que coloriu as 31 páginas com pinturas em aguarela e acrílico. O prefácio foi escrito pela astronauta-veterana da NASA, Nicole Stott, que, ressalva Ana Pires, “pintou no Espaço com a mesma técnica que José Amorim”.
A astronauta da NASA Nicole Stott escreveu o prefácio do livro de Ana Pires.
“O livro faz referência à Space for Art Foundation, instituição que a Nicole Stott cofundou, e menciona o Project Possum e Space for all Nations, iniciativa de outreach do International Institute for Astronautical Sciences, entidade com quem o INESC TEC tem um MoU assinado.
E o INESC TEC também faz parte desta história: por cá, todos os dias se assemelham a um “countdown para um liftoff de novas aventuras”. Na apresentação do livro, estiveram Graça Barbosa, membro do Conselho de Administração do INESC TEC, e o investigador Rui Moura.
A história de Núbia, os quadros e as ilustrações de José Amorim preparam-se agora para aterrar no IPO do Porto, para uma exposição e atividades STEAM para crianças, a convite de Diana Guimarães, investigadora do INESC TEC.
O livro com chancela da Flamingo Edições pode ser adquirido em Portugal, no Brasil ou encomendado desde qualquer parte do Mundo através do site da editora.