INESC TEC fortalece liderança em Big Data na Europa

O INESC TEC aderiu à Big Data Value Association (BDVA), uma organização europeia que promove a investigação, o desenvolvimento e a adoção de tecnologias de Big Data num ecossistema sustentável e inovador. Trata-se de um importante passo para o instituto, permitindo ampliar o impacto e a visibilidade da sua investigação em diferentes projetos, como foi o caso do InterConnect.

No INESC TEC a investigação realizada tem privilegiado de forma progressiva o conceito open data – uma prática de disponibilização de dados que podem ser usados livremente por qualquer entidade ou pessoa como base para contributos para a ciência aberta (open science). David Rua, investigador do INESC TEC, defende que a adesão à BDVA se reveste de grande importância por seguir a mesma abordagem que a atividade de investigação realizada pela instituição, em diversas áreas, permitindo dar visibilidade aos resultados produzidos e centra-los na vertente de Big Data da instituição.

“Um desses casos é o processo de transposição dos resultados do projeto InterConnect, financiado pelo programa H2020, que desenvolveu uma framework para a interoperabilidade semântica, de modo a suportar serviços de energia em edifícios e redes inteligentes; os dados são, desse modo, um ativo muito importante para validar o desenvolvimento de novas ferramentas e serviços”.

A BDVA será uma das entidades recetoras dos resultados do projeto que estão disponíveis para utilização futura e continuadamente suportada pelo INESC TEC, TNO e Vizlore.

Além disso, enquanto entidade independente que promove várias iniciativas, a adesão à BDVA vai permitir ao INESC TEC estar próximo de fóruns decisórios relevantes, nomeadamente junto da Comissão Europeia. “Vamos presente em mais iniciativas nas áreas da digitalização e interoperabilidade, nas quais temos conseguido produzir resultados de relevo e com impacto para a nossa instituição bem como para os nossos parceiros”, explica David Rua.

O InterConnect será o projeto bandeira desta parceria pela sua dimensão e abrangência de domínios, mas espera-se que, nos próximos anos, “mais projetos e iniciativas possam tiram partido das sinergias na BDVA para demonstrar e afirmar as capacidades do INESC TEC, como entidade de investigação de referência na produção de inovação e na capacidade de transferência de tecnologia para a indústria e para o domínio empresarial”.

 

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal