Cinco formações, cinco temas: ao longo de vários meses, o ciclo de webinares “Transição Energética Sustentável na Agricultura”, organizado pelo INESC TEC, em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e com o apoio dos parceiros do projeto Tools4AgriEnergy, vai abordar temas como a introdução de sistemas fotovoltaicos na agricultura, robótica e IoT, eficiência energética e economia circular e ainda novos modelos de negócios e a descarbonização. O primeiro encontro online acontece no dia 16 de outubro, às 14h00.
A Europa está empenhada em avançar, a toda à velocidade, rumo à descarbonização do sistema energético. Um futuro que vai também exigir ao setor agroalimentar, que está muito dependente dos recursos energéticos, a adoção de novos processos autossuficientes e sustentáveis. Torna-se, por isso, importante capacitar os profissionais do setor agroalimentar e agropecuário com conhecimentos sobre energias renováveis, a adoção de comportamentos energeticamente eficientes, e as potencialidades do autoconsumo individual e coletivo. Para José Villar, investigador do INESC TEC, esta ação formativa pode ter um impacto positivo no apoio aos profissionais do setor, especialmente aqueles mais ligados à componente energética.
“A integração de tecnologias como o Agri-PV, que envolve a instalação de painéis solares em terrenos agrícolas de forma que eles possam gerar eletricidade, permitindo, ao mesmo tempo, o cultivo de plantas debaixo dos mesmos, é muito importante para a otimização do cultivo e para a sustentabilidade energética das pequenas e médias empresas agrícolas. Essa iniciativa não só capacita os participantes, como fomenta a criação de redes colaborativas que poderão transformar a forma como a energia é gerida no setor”, explica o investigador.
O tema do primeiro webinar será “Agri-PV, Robótica e IoT na Agricultura”, e contará com a participação de Tatiana Guedes, investigadora do INESC TEC, para falar dos conceitos básicos de eletricidade e arquitetura de um sistema fotovoltaico, de José Orey e José Weinberg da ENGIE Portugal, para apresentar diferentes soluções fotovoltaicas para a agricultura, e de André Aguiar, também investigador do INESC TEC, para abordar a automatização de processos na agricultura através da robótica.
Os restantes módulos de formação terão lugar em 2025, com a seguinte agenda:
- Novos Modelos de Negócio e Comunidades de Energia | 15 de janeiro
- Mercado Voluntário de Carbono e Descarbonização na Agricultura | 19 de março
- Eficiência Energética e Economia Circular na Agricultura | 21 de maio
- FruitPV e Tools4AgriEnergy e Transição Agroenergética – Visão do PDR 2030 | 16 de julho
“Estamos a caminhar para um futuro em que a energia será um fator diferenciador nas explorações agrícolas. O desenvolvimento de ferramentas de gestão para CER e autoconsumo coletivo permitirá uma utilização mais eficiente da energia produzida localmente e ajudará na redução dos custos energéticos das explorações agrícolas”, acrescenta José Villar.
O ciclo de formações é aberto a todos os interessados na área agrícola e energética, e oferece soluções práticas e inovadoras para os desafios do setor. As inscrições podem ser feitas aqui.
O projeto Tool4AgriEnergy, coordenado pelo INESC TEC, pretende explorar as complementaridades das atividades dos setores agrícola, agropecuário e agroalimentar, com especial foco nas PME, para a constituição de comunidades de energia renovável e autoconsumo coletivo, através da criação de redes colaborativas e do desenvolvimento de uma plataforma digital para a gestão de CER/ACC.
O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.