A solução tecnológica para transportes públicos do ano é portuguesa – Ubirider, Startup do INESC TEC, vence prémio internacional

É uma solução única, que integra, no mesmo sistema, a gestão de transportes, o processamento de pagamentos e a análise de dados – e, agora, é também considerada “a solução tecnológica para transportes públicos do ano”. A Plataforma UbiRider, desenvolvida pela Ubirider, acaba de ser distinguida nos “AutoTech Breakthrough Awards” – um galardão que visa reconhecer empresas, produtos e serviços que se destaquem na indústria de tecnologia automotiva e de transporte. Dedicação à inovação, parcerias estratégicas e compromisso com a sustentabilidade e a satisfação do cliente estão na origem da distinção.

Serve operadores de transporte e passageiros ao permitir que, através do mesmo sistema, os operadores tenham, por exemplo, acesso a dados em tempo real que lhes permitem melhorar a qualidade do seu serviço, e os passageiros consigam viajar facilmente, realizando o pagamento das tarifas com o telemóvel ou um cartão bancário. No que ao processamento dos pagamentos diz respeito, a Plataforma UbiRider, desenvolvida pela Ubirider, Startup do INESC TEC, tem mesmo contribuído para a democratização da adoção de pagamentos contactless, que estaria “tradicionalmente limitado à utilização em serviços de transporte que operam em cidades de maior dimensão, devido à complexidade e ao custo”.

Contudo, conforme explica Paulo Ferreira dos Santos, CEO da Ubirider, a abordagem inovadora da empresa “tem tornado o sistema acessível, escalável e fácil de implementar em diferentes contextos, estando já em funcionamento, tanto em grandes cidades, como Lisboa e Porto, como em municípios mais pequenos, como Évora, Faro, Beja e na ilha Terceira, no arquipélago dos Açores”.

“Estamos a contribuir para estabelecer um novo padrão para sistemas de pagamento de circuito aberto e acreditamos que a nossa solução foi distinguida porque estamos a tornar possível que operadores de transporte, seja qual for a sua dimensão, possam aceder a um MaaS – mobility-as-a-service – de forma rápida e económica”, refere Paulo Ferreira dos Santos. De acordo com o responsável, esta possibilidade permite que os operadores se tornem interoperáveis com outras formas de transporte e mobilidade, ajudando-os a aumentar o número de passageiros, e garantindo que estes têm acesso a todos os benefícios da mobilidade como um serviço.

Desta forma, a solução tecnológica agora galardoada, e que já regista mais de 11,4 milhões de transações, simplifica, por um lado, a experiência de uso dos transportes públicos, e por outro, apoia as empresas na tomada de decisão ao providenciar informação em tempo real. “Este reconhecimento da AutoTech Breakthrough destaca o nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento de produtos digitais inovadores, que são os principais impulsionadores do nosso negócio a nível global. Além disso, impele-nos a continuar a estabelecer novos padrões para o transporte e a mobilidade como um serviço, contribuindo para ofertas de transporte público mais eficientes, convenientes e amigas do ambiente”, adianta Paulo Ferreira dos Santos.

Segundo a AutoTech Breakthrough, “a UbiRider criou uma solução digital abrangente que integra a gestão do transporte e o pagamento, atendendo às necessidades tanto dos operadores como dos passageiros. A sua dedicação à inovação, bem como as suas parcerias estratégicas e seu o compromisso com a sustentabilidade e a satisfação do cliente fazem desta empresa a nossa escolha para o prémio “Solução de tecnologia de transporte público do ano””.

A Plataforma Ubirider foi distinguida na quinta edição dos AutoTech Breakthrough Awards. Estes prémios visam reconhecer, anualmente, empresas, produtos e serviços que se destaquem na indústria de tecnologia automotiva e de transporte. Este ano, foram indicadas para o galardão soluções de mais de 15 países.

Recorde-se que, no início deste ano, a empresa segurou quase €2M numa ronda de financiamento coliderada pelos fundos de investimento portugueses Techtree Investments e Cedrus R&D III e com a participação de dois businesses angels – José Santos (Portugal / EUA) e Andrés Alcalá (Colômbia). O financiamento angariado pela Ubirider visava o crescimento internacional e o reforço das equipas de desenvolvimento de produto e marketing.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal