Investigadores do INESC TEC participaram na organização e na condução de um desafio técnico na conferência internacional Breaking the Surface 2024 (BTS), que decorreu de 30 de setembro a 7 de outubro em Biograd na Moru, na Croácia. Este evento interdisciplinar, que já vai na sua 16ª edição, é dedicado à robótica e à tecnologia marinha. A edição deste ano reuniu 198 especialistas e investigadores de diversas áreas, pertencentes a mais de 20 países, que juntos trocaram conhecimentos e experiências no domínio da robótica marinha e as suas diversas aplicações.
A equipa do INESC TEC, juntamente com outros colegas, participou na organização do desafio de localização subaquática, um desafio focado em tecnologias de deteção acústica subaquática, que teve como foco o desenvolvimento e teste de soluções inovadoras para determinar a localização precisa de objetos ou veículos em ambiente subaquático. A localização subaquática é um tema crítico para diversas aplicações, incluindo navegação de veículos autónomos, exploração marinha e operações de resgate.
Durante o desafio, os participantes tiveram a oportunidade de aplicar as suas soluções num cenário real no Mar Adriático, ao largo de Biograd na Moru, testando a precisão e a fiabilidade das suas tecnologias. As equipas utilizaram sistemas de sensores acústicos e outras tecnologias avançadas para enfrentar os desafios inerentes ao ambiente subaquático, como a propagação do som em diferentes condições e profundidades. O principal desafio era determinar, com precisão, a localização de um dispositivo que estava no fundo do mar e que emitia um som intermitente. As equipas tinham à sua disposição um gravador de som e vários hidrofones (microfones subaquáticos) que levavam numa embarcação de apoio, com um tempo máximo de 1h. A área de pesquisa era de cerca de 2km por 1km e a equipa vencedora conseguiu determinar a posição com um erro de cerca de 30m.
“A nossa equipa, com vasta experiência em robótica subaquática e tecnologias de localização, foi fundamental na conceção e na condução do desafio. O contributo que demos incluiu a criação dos cenários de teste, a passagem de conhecimentos básicos sobre localização acústica, no início da semana (para muitos participantes foi o primeiro contacto com este tema), o acompanhamento das experiências no mar, e a avaliação das soluções apresentadas pelas equipas”, explica Nuno Cruz, investigador do INESC TEC, que acrescenta “para muitos dos participantes, principalmente os mais novos, foi uma oportunidade única de experimentarem e meterem as mãos na massa”.
Esta iniciativa reafirma a importância do INESC TEC no panorama internacional da investigação subaquática e reforça o seu compromisso com o avanço tecnológico nesta área.
A conferência Breaking the Surface (BTS) é um evento de referência na Europa para a troca de conhecimentos sobre tecnologia e ciência subaquática, que decorre há 16 anos. Já a competição associada ao BTS vai na sua 3ª edição e conta, desde a sua génese, com a equipa do INESC TEC. A 17ª edição da conferência já está a ser preparada e será no Chipre, em 2025.
O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.