Separar, organizar, paletizar: o caminho para uma cadeia de abastecimento otimizada faz-se com tecnologia INESC TEC

Solução que contou com a participação do INESC TEC pode reduzir o esforço manual e assegurar uma cadeia de abastecimento mais flexível. Contributo do INESC TEC foi “fundamental” e surge com o avançar do da agenda mobilizadora PRODUTECH R3.

É mais um passo para agilizar o funcionamento da cadeia de abastecimento. O INESC TEC contribuiu para uma solução que lida automaticamente com a separação, organização e paletização de produtos com pesos e dimensões diferentes.

Ao conseguir agrupar mercadorias distintas de forma eficiente, a solução, denominada CrossLog, demonstrada em novo encontro formal de apresentação dos resultados do PRODUTECH R3 – Agenda Mobilizadora da Fileira das Tecnologias de Produção para a Reindustrialização –, consegue reduzir o esforço manual em operações de cross-docking e otimizar o funcionamento da cadeia.

No caderno de encargos do INESC TEC estava o desenvolvimento de sistemas de escalonamento e gerador de mosaicos multiproduto, algo “fundamental” para a eficiência, flexibilidade e adaptabilidade da solução.

“Durante a demonstração, foi possível observar o funcionamento pleno da solução, desde a entrada das caixas nos tapetes distribuidores, a sua leitura automatizada e sequência de alocação em tapetes específicos autónoma, até a sua recolha e colocação pelo braço robótico flexível na palete-alvo de acordo com o algoritmo gerador de mosaicos de paletes industriais”, explica Pedro Senna, investigador do INESC TEC.

A apresentação da solução CrossLog, cujo desenvolvimento é liderado pela empresa tecnológica JPM, faz parte das soluções previstas no PPS “Sistema Flexíveis de Paletização Robotizada” do consórcio, e decorreu nas instalações da empresa, em Vale de Cambra, com participação da Sonae MC e Worten, como potenciais clientes alvo da solução. Da sessão de apresentação surgiu o interesse de adequar esta tecnologia a entrepostos comerciais de parceiros do PRODUTECH R3.

Pedro Senna sublinha que o evento foi um marco importante na tarefa desenvolvida pelo INESC TEC, no âmbito da Agenda Mobilizadora PRR PRODUTECH R3: “trata-se da primeira solução que transitou “do período de inovação e desenvolvimento puro para o período seguinte, de industrialização em chão de fábrica”. Ou seja: marca a saída de um nível de maturidade de uma tecnologia (TRL, do inglês Technology Readiness Level) de teste para a entrada num mais alto, “de inserção efetiva no mercado”.

A solução é fruto da cooperação entre INESC TEC e JPM, com apoio da SONAE, SONAE MC, CATIM, PRODUTECH e Worten – que recebeu a demonstração CrossLog.

O projeto PRODUTECH R3 – Agenda Mobilizadora da Fileira das Tecnologias de Produção para a Reindustrialização é financiado pela União Europeia no âmbito do programa NextGeneration EU através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal