Mais uma vez, o INESC TEC levou ciência à Pediatria do IPO do Porto com a iniciativa “A Luz no Dia-a-Dia”, que decorreu em outubro, e permitiu introduzir às crianças e adolescentes o mundo da luz e da ótica.
Nesta sessão, as crianças exploraram fenómenos que compõem o dia-a-dia de uma forma dinâmica e apelativa, através da partilha de conceitos básicos como a velocidade da luz, o seu comportamento ao interagir com diferentes materiais, assim como a formação das próprias cores, usando prismas, lentes, luz visível, luz ultravioleta e infravermelhos.
A atividade foi capaz de ilustrar como é que a luz viaja através de fibras óticas e como é que as diferentes cores são percebidas e misturadas, tendo permitido também mostrar como se cria um arco-íris.
Além disso, os participantes experimentaram o efeito da luz através de lupas, lentes de Fresnel e óculos de redes de difração, além de manipularem lentes e lasers para entender melhor a ciência por trás da visão.
Diana Guimarães, investigadora do INESC TEC na área da fotónica aplicada e membro da Comissão Técnica para a Responsabilidade Social da instituição, foi a responsável pela atividade, tendo tido, para isso, a colaboração do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, através do empréstimo de material didático que permitiu tornar a atividade mais dinâmica e prática.
Esta foi a terceira sessão da iniciativa “Levar Ciência à Pediatria do IPO do Porto”, uma parceria entre o INESC TEC e o IPO do Porto.