Foi perante cerca de 700 engenheiros que Fernando Maciel Barbosa, investigador do INESC TEC no domínio dos Sistemas de Energia, foi homenageado pelo seu percurso e carreira na engenharia. Anualmente, a Ordem dos Engenheiros celebra o dia Regional do Engenheiro como forma de valorizar o trabalho dos profissionais do setor para o desenvolvimento do País e das regiões e o investigador foi um dos homenageados da edição deste ano.
Foi na Sala Suggia da Casa da Música, que a 26 de outubro, a Ordem dos Engenheiros reconheceu aquilo que de melhor se faz na engenharia em Portugal. Fernando Maciel Barbosa foi um dos três homenageados deste ano pelo seu percurso profissional, dedicação ao setor e pelas contribuições significativas ao longo da carreira.
Feliz com a homenagem, o investigador mostra-se, sobretudo, agradecido pela distinção e sublinha ser “muito gratificante ver que o nosso trabalho de 47 anos é reconhecido”. Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em janeiro de 1972, ano em que ingressou, como docente, no Departamento de Engenharia Eletrotécnica (área de energia) da mesma Faculdade. Marcante foi, adianta, “a ida para o UMIST – University of Manchester Institute of Science and Technology -, em 1976, para a obtenção do M.Sc. seguido do Ph.D. em 1979, numa altura em que a investigação na área da engenharia eletrotécnica, nas universidades portuguesas, era praticamente inexistente”.
Tomou posse como professor catedrático em 1989 e lecionou diversos cursos em Universidades europeias. Do seu longo currículo contam mais de 200 publicações científicas, a atividade de 47 anos na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a ligação a inúmeras instituições, onde ocupou lugares diretivos ou consultivos, nomeadamente a colaboração em diversos órgãos de Gestão da Ordem dos Engenheiros.
“Estive durante vários anos no CAQ (Conselho de Admissão e Qualificação), em que participei no arranque da avaliação dos cursos de Engenharia, tendo presidido a muitas comissões de avaliação de Cursos de Engenharia Eletrotécnica e, posteriormente, nas comissões para a atribuição do selo de Qualidade EURACE aos cursos”, recorda.
Fernando Maciel Barbosa recebeu o prémio das mãos do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos. A cerimónia contou também com a presença de Bento Aires, Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco e do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.
Fotos: Carlos Carneiro – cedidas por OERN
O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem ligação ao INESC TEC e à UP-FEUP.