Miguel Almeida, investigador do INESC TEC, foi premiado no Dia do Programa Doutoral em Engenharia Física – PRODEF 2024 – pela melhor apresentação oral. O trabalho apresentado pelo investigador – intitulado “The advantages of using Tamm Plasmon Resonance for Hydrogen sensing over Traditional Plasmonic Methods” apresentou avanços no desenvolvimento de sensores em fibra ótica para a deteção de hidrogénio.
A 2ª edição do Dia do Programa Doutoral em Engenharia Física (PRODEF) teve lugar no passado dia 28 de outubro na FEUP e contou com a participação dos alunos de doutoramento do PRODEF com o principal objetivo de incentivar o intercâmbio de ideias e partilha de conhecimento.
O dia contou com palestras públicas e uma série de apresentações de estudantes de doutoramento (22 apresentações orais), que partilharam a sua investigação sobre vários tópicos em Engenharia Física. Em paralelo, os estudantes dos programas de licenciatura e mestrado tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos numa exposição de posters. Desta forma, o PRODEF pretende reforçar a ligação entre os três níveis de estudo: a licenciatura, o mestrado e o doutoramento em Engenharia Física.
É de salientar que Miguel Almeida, aluno de doutoramento do PRODEF e jovem investigador do INESC TEC, recebeu o prémio de melhor apresentação oral pelo trabalho intitulado “The advantages of using Tamm Plasmon Resonance for Hydrogen sensing over Traditional Plasmonic Methods”. Este trabalho, realizado no INESC TEC, foi desenvolvido no âmbito do projeto PRR Aliança para a Transição Energética, sob orientação científica de Luís Coelho e José Manuel Almeida, também eles investigadores do INESC TEC.
Para além de Miguel Almeida, este ano, o PRODEF contou com mais nove apresentações orais dos trabalhos de investigação de doutoramento de jovens investigadores do INESC TEC: Paulo Santos, Pedro Silva, João Carvalho, António Rodrigues, Paulo Robalinho, Tomás Lopes, Diana Capela, Beatriz Soares, e Joana Teixeira. É de acrescentar que, nas apresentações em formato Poster, o PRODEF contou com a participação de seis jovens investigadores do INESC TEC: André Santos, Rita Faria, Francisco Rocha, Hugo Veloso, Lorenzo Santini, e Xavier Lopes.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, UP-FCUP e UP-FEUP.