A Enterprise Europe Network continua a afinar a cooperação entre PME europeias e o INESC TEC vai ajudar a encontrar soluções “verdes” para empresas. O Instituto foi ainda casa para um encontro com vista a criar uma ponte entre Portugal e Alemanha.
Em mais uma etapa para ajudar as empresas portuguesas a crescer no mercado internacional, a equipa do INESC TEC que trabalha com Enterprise Europe Network (EEN) está a dinamizar uma oportunidade de financiamento dirigida a centenas de PME europeias que procurem apoios para melhorar a sua eficiência energética.
Como EEN Sustainability Advisors, a equipa da EEN do Instituto dedicará os próximos tempos a promover a segunda call da EENergy, com clientes e parceiros a apoiar o processo de candidatura. “Esta é uma oportunidade para as PME receberem apoio para a melhoria da sua eficiência energética, de forma customizada”, explica Cristina Barbosa.
O projeto EENergy vai distribuir nove milhões de euros, sob a forma de mais de 900 bolsas, para as PME em toda a Europa se envolverem em atividades, compras ou integrações que irão melhorar as suas despesas globais de energia com um mínimo de 5%. Tudo isto durante os próximos dois anos.
“A equipa da EEN do INESC TEC, como Sustainability Advisors, está disponível para apoiar a preparação da candidatura, desenhar e acompanhar o plano de ação conjuntamente com a sua organização”, acrescenta Cristina Barbosa.
Em paralelo, a equipa da Enterprise Europe Network (EEN) do INESC TEC dinamizou uma reunião com a uma representante da rede alemã do consórcio europeu. O encontro realizado no INESC TEC debruçou-se sobre as oportunidades nas regiões de Schleswig-Holstein e Hamburgo para empresas portuguesas.
Com os perfis do consórcio e a apresentação das organizações alemãs na agenda, o evento foi mais uma mostra dos serviços de apoio a pequenas e médias empresas à disposição do ecossistema EEN.
“Partilhámos vários perfis de PME portuguesas e alemãs, com vista a promover oportunidades de negócio e colaboração bilateral entre os nossos clientes beneficiários da EEN-Portugal e EEN Schleswig-Holsteim e Hamburgo”, explica Cristina Barbosa, investigadora do INESC TEC e membro da EEN.
Através da EEN, o INESC TEC apoia empresas na identificação de parceiros internacionais de negócio, tecnologia ou de investigação e desenvolvimento, na melhoria dos seus processos de inovação e na identificação das fontes de financiamento mais relevantes a nível europeu para a sua atividade.
Para Cristina Barbosa, a reunião com Paula Decker, do EEN de Schleswig-Holstein e Hamburgo foi “excelente”: “a Paula é uma aconselhadora da EEN muito empenhada e motivada em partilhar as oportunidades da sua região e dos seus clientes”.
Mais informações sobre a call: