Conheça a MC (Grupo Sonae)

A MC (Grupo Sonae) é uma empresa portuguesa de retalho e distribuição.

Estivemos à conversa com Frederico Borges, Gestor de Projeto na MC (Grupo Sonae).

Esta colaboração existiu no âmbito do projeto EIT MANUFACTURING MomaFlex, que terminou em dezembro de 2024, no qual o INESC TEC fez uma demonstração de um manipulador móvel para automatização de tarefas de logística, na Worten da Azambuja.

 

 Qual é a ligação da MC (Grupo Sonae) ao INESC TEC? 

O INESC TEC é um dos principais parceiros nacionais no desenvolvimento tecnológico. Com uma visão orientada para o futuro, procuramos testar e avaliar tecnologias emergentes, analisando o seu potencial de aplicação à nossa realidade. As questões relacionadas com RGPD e Compliance são sempre tidas em consideração no processo de teste de novas soluções. 

A parceria com o INESC TEC possibilita a análise dos diversos desafios tecnológicos, assegurando a realização de testes em ambiente real e, sempre que viável, a implementação das tecnologias desenvolvidas. 

 

Recentemente, o INESC TEC colaborou com a MC (Grupo Sonae) no âmbito do projeto EIT MANUFACTURING MomaFlex. Quais eram os principais objetivos? Quais os resultados obtidos? 

O projeto Momaflex foi desenvolvido em parceria com a Worten com o objetivo de avaliar a viabilidade da preparação automática de encomendas para as lojas. Embora a automatização total do picking de todos os produtos comercializados pela Worten ainda não seja uma realidade, a implementação de um equipamento capaz de manipular 80% dos produtos representaria um avanço significativo em termos operacionais. 

O equipamento desenvolvido pelo INESC TEC demonstrou essa capacidade, permitindo a preparação de diversos produtos de forma totalmente autónoma. A tecnologia foi integralmente validada; contudo, para viabilizar um business case, seria necessário alcançar um throughput mais elevado. 

 

Em que medida é que as soluções desenvolvidas podem contribuir para um avanço significativo na automação dos processos logísticos? 

As soluções em desenvolvimento, caso sejam implementadas, poderão proporcionar ganhos operacionais e qualitativos. Um equipamento desta natureza permitirá automatizar processos, reduzir a quebra e minimizar as confiscações de material destinado às lojas. 

 

Como tem sido a experiência com o INESC TEC? 

A experiência com o INESC TEC tem sido extremamente positiva. Em projetos desta natureza, o âmbito pode evoluir à medida que o trabalho progride, surgindo novos desafios que exigem uma abordagem flexível. Para ultrapassar esses obstáculos, é essencial contar com uma equipa dinâmica e ambiciosa, capaz de adaptar o escopo inicial do projeto em conformidade com os requisitos definidos pelo negócio. 

A equipa do INESC TEC demonstrou essa capacidade de adaptação, aliada a um elevado nível de conhecimento técnico, permitindo-nos alcançar os objetivos estabelecidos: realização de testes em ambiente real e validação da tecnologia. 

 

O que valoriza nesta colaboração? 

Para além do conhecimento técnico essencial para projetos de inovação, a disponibilidade das equipas do INESC TEC para responder às nossas necessidades destaca-se pela sua excelência. Os nossos projetos são altamente ambiciosos, e o INESC TEC demonstra continuamente a sua capacidade de resposta. 

Podemos considerar o INESC TEC um dos parceiros tecnológicos mais relevantes para a MC (Grupo Sonae), contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras. 

 

O que podemos esperar nos próximos anos da MC (Grupo Sonae)?  

Mais colaboração entre a MC (Grupo Sonae) e o INESC TEC, sem dúvida. O conhecimento adquirido ao longo destes projetos permite-nos compreender, de forma mais aprofundada, o rumo que a MC (Grupo Sonae) pretende seguir. Atualmente, decorrem já conversações para novos projetos, sempre com o objetivo de implementar a tecnologia desenvolvida e fortalecer a inovação no setor. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal