“Entre Tecidos e Territórios: da Bioengenharia para a sociedade” juntou a medicina, a engenharia, a robótica e as ciências da vida para discutir “Uma Saúde”. A primeira sessão do Ciclo de Conversas ‘Biomédicas e Sociedade’, organizado pelo ICBAS, no âmbito das comemorações dos 50 anos do Instituto, decorreu no INESC TEC.
O conceito “Uma Saúde” (em inglês, “One Health”) serviu de base a um espaço de debate e reflexão sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. Da medicina comparativa e translacional, à medicina regenerativa, passando pela cirurgia minimamente invasiva e pela robótica para os setores agrícola e florestal, a conversa passou por tópicos como a valorização do conhecimento científico, aplicações práticas e impacto social, ambiental e económico da atividade de I&D, as barreiras à transferência de tecnologia ou o desenvolvimento de soluções de ponta, socialmente relevantes, acessíveis e sustentáveis.
Também a colaboração entre a academia, as empresas e os territórios foi um dos aspetos discutidos pelo painel que contou com a participação das docentes do ICBAS Ana Colette Maurício, investigadora em Medicina Regenerativa Veterinária, e Manuela Gomes, investigadora em Medicina Regenerativa e Modelos 3D de Tecidos; o médico do Centro Materno Infantil do Norte e docente do ICBAS, Hélder Ferreira, especialista em cirurgia ginecológica minimamente invasiva; e Filipe Neve dos Santos, investigador do INESC TEC na área da robótica para o setor agrícola e florestal.
Entre as principais conclusões da sessão “Entre Tecidos e Territórios: da Bioengenharia para a sociedade”, destaca-se a importância da abordagem “Uma Saúde” e a necessidade de existir uma estratégia nacional nesta área, que promova a colaboração entre a saúde humana, animal e ambiental, e que possa responder a desafios globais, como doenças, e perspetivar um futuro com mais qualidade e sustentabilidade. Destaca-se igualmente a importância da multidisciplinariedade, o esforço conjunto e a colaboração entre universidades, empresas e comunidades locais, e a necessidade de reduzir as barreiras, desde logo burocráticas, que dificultam a transferência das soluções para a sociedade.
O Ciclo de Conversas ‘Biomédicas e Sociedade’ integra o programa que assinala o cinquentenário do ICBAS e tem como objetivo aproximar o instituto à sociedade e promover a discussão sobre os grandes domínios de atividade nos quais o ICBAS se tem afirmado ao longo dos últimos 50 anos. Ao longo dos próximos meses estão previstas mais conversas, cuja agenda por ser consultada aqui.