O projeto TacitRouting, que combina métodos de data science e otimização tradicional para planeamento de rotas na última milha, tornando-as mais eficientes, foi recentemente distinguido com o prémio PEL Academia 2025, atribuído pela APLOG – Associação Portuguesa de Logística. Este prémio reconhece iniciativas académicas de elevado impacto e inovação aplicável ao setor empresarial e logístico.
A última milha representa o segmento mais crítico e dispendioso da cadeia de abastecimento. “Há estudos que indicam que pode representar até 53% dos custos totais de transporte”, explica António Galrão Ramos. De acordo com o investigador do INESC TEC, é neste segmento que os métodos tradicionais de otimização demonstram as suas limitações mais evidentes. “Tradicionalmente, os sistemas calculam as rotas otimizando distâncias e tempos teóricos, mas na prática os condutores realizavam rotas alternativas. Com o nosso sistema, demos um passo decisivo para finalmente alinhar a otimização tradicional com o conhecimento tácito dos motoristas”, revela.
O projeto TacitRouting, desenvolvido no INESC TEC, supera os métodos tradicionais de investigação operacional, ao propor um modelo de planeamento de rotas impulsionado por dados e alavancado por abordagens baseadas em machine learning por forma a incorporar o conhecimento tácito dos motoristas no planeamento das rotas. Esta solução vem, desta forma, dar resposta a um dos “desafios mais presentes na área do roteamento – a divergência sistemática entre soluções teoricamente ótimas e eficiência operacional real”, avança o investigador.
Em concreto, o Vehicle Routing Problem consiste em determinar o conjunto ótimo de rotas para uma frota de veículos servir um conjunto de clientes. No entanto, quando se fala de otimização de rotas de entrega na última milha, verifica-se uma lacuna entre o planeamento teórico de rotas e a execução real das mesmas. Por exemplo, os motoristas tendem a desviar-se de sequências de rotas originalmente planeadas para uma sequência de rotas potencialmente mais conveniente, uma vez que a qualidade de uma rota não é apenas definida pela sua duração teórica, duração ou custo, mas também por fatores relacionados com a geografia, infraestruturas e consumidores.
“Os motoristas experientes têm conhecimento tácito sobre o complexo ambiente operacional em que servem os clientes. Eles sabem que estradas são difíceis de circular, quando e onde há congestionamento de tráfego, quando e onde podem facilmente encontrar estacionamento, que paragens podem ser convenientemente servidas em conjunto, e muitos outros fatores que são difíceis, se não mesmo impossíveis de formalizar num modelo de otimização”.
Desta forma, explica António Galrão Ramos, o aproveitamento de abordagens baseadas na aprendizagem para compreender e antecipar estes desvios pode conduzir a rotas mais eficientes e seguras, a operações de entrega mais sustentáveis, a motoristas mais satisfeitos, e a uma maior qualidade de serviço. A solução desenvolvida pelo INESC TEC integra, assim, um Sistema de Districting Hierárquico multiobjectivo, que transcende os critérios geográficos de districting tradicionais. “Este sistema considera simultaneamente padrões de procura (sazonalidade), assim como obstáculos naturais e artificias, e o conhecimento tácito dos motoristas”, acrescenta o investigador.

O TacitRouting foi recentemente distinguido pela APLOG – Associação Portuguesa de Logística, com o prémio PEL Academia 2025 – um “selo de qualidade”, que permitirá à equipa responsável pelo projeto “abrir portas”. “Este prémio valida que estamos no caminho certo. A investigação académica pode por vezes distanciar-se das necessidades reais do mercado. O facto de profissionais da área reconhecerem o valor prático do nosso trabalho confirma que desenvolvemos algo verdadeiramente útil”, reforça o investigador.
Além de António Galrão Ramos, a equipa do projeto TacitRouting conta ainda com a participação dos investigadores do INESC TEC Farzam Salimi, Pedro Rocha (docente no ISEP), Manuel Pereira Lopes (docente no ISEP), Carlos Ferreira (docente no ISEP), Beatriz Santos e João Silva.
O prémio PEL Academia 2025 tem como objetivo distinguir trabalhos que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do setor logístico, com aplicabilidade na área empresarial e com relevância para a investigação, assim como com um grau de inovação associado.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e ao IPP-ISEP.