INESC TEC na linha da frente para promover a transição energética em Portugal

Os parceiros estratégicos da Agenda Aliança para a Transição Energética (ATE) – uma das maiores agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – estiveram reunidos no dia 26 de junho numa conferência, para debater os desafios que o setor energético enfrenta e apresentar soluções inovadoras e colaborativas que possam dar continuidade ao projeto.

Foi no Centro de Congressos Super Bock Arena, no Porto, que especialistas em energia, tecnologia e sustentabilidade apresentaram os projetos desenvolvidos no âmbito da Agenda ATE, fizeram um balanço das atividades e procuraram antecipar soluções capazes de impulsionar a competitividade do ecossistema energético.

João Peças Lopes, diretor do INESC TEC, foi o orador principal da conferência, com a apresentação “Transição energética e soberania:  inovação, regulação e políticas públicas”, onde foram destacadas formas de fortalecer a autonomia energética dos países e acelerar a transição para fontes de energia sustentáveis.

José Manuel Mendonça, diretor do INESC TEC e responsável pelo encerramento do evento, declarou que “foi notável o que se conseguiu” em termos de agendas mobilizadoras, referindo sobre a ATE que “continua a ser uma agenda modelo”, “definiu com ambição, envolvendo todo o ecossistema, priorizou o pragmatismo, trabalhou arduamente para ultrapassar constrangimentos e entregou, e está a entregar ainda, os resultados a que se comprometeu”.

Outras participações no evento incluíram Luís Seca e Clara Gouveia, membros do Conselho de Administração do INESC TEC, e Ricardo Bessa, investigador do Instituto, onde coordena a área de sistemas de energia.

A conferência foi organizada pela Associação Aliança para a Transição Energética (AATE) e contou com cerca de 200 participantes.

 

Soluções com assinatura INESC TEC

No âmbito do trabalho promovido em áreas como a energia, a informática e o empreendedorismo, o INESC TEC marcou presença neste evento também com a apresentação de várias soluções concebidas, bem como alguns resultados obtidos em projetos.

No que respeita especificamente à área de energia, as seguintes soluções foram dadas a conhecer no evento por investigadores do INESC TEC especialistas na área: HeatPowerOpt, FleetChargeXpert, Energy Hub, apresentadas por Filipe Joel Soares, António Manuel Coelho, Diogo Babo e Nuno Fonseca, e ainda uma aplicação desenvolvida no subprojeto com a GALP, dada a conhecer por Alexandre Lucas.

O HeatPowerOpt é uma ferramenta de apoio à decisão para a gestão de redes industriais multi energia, assente num modelo matemático totalmente linearizado que permite a otimização preditiva e a valorização económica da flexibilidade nos mercados spot e de serviços de sistemas. O FleetChargeXpert é uma plataforma de gestão de frotas de veículos elétricos, com planeamento inteligente de carregamentos e gestão otimizada de toda a infraestrutura industrial.  Já o Energy Hub para portos é uma plataforma integrada de apoio à decisão para a gestão energética portuária, otimizada para minimizar os custos totais com energia e as emissões de CO2. Finalmente, no subprojeto com a GALP, a ferramenta desenvolvida permite o dimensionamento de ativos para a comunidade energética renovável, como painéis solares ou baterias, tendo em conta o potencial de geração e os consumos históricos dos membros, ao informar a entidade gestora da solução ótima que minimiza o custo de operação.

Na área de informática, o destaque foi para o Generic Forecaster, a Voltus e a plataforma CLOUDIA4.eu. O Generic Forecaster é um serviço de previsão que simplifica e acelera a construção de modelos, adaptados a diversos casos de uso no setor energético. A Voltus funciona como uma feature store, que centraliza as tarefas de engenharia de variáveis e processamento de dados, disponibilizando ainda ferramentas para gerar séries temporais multivariadas sintéticas destinadas ao treino de modelos de previsão. Finalmente, a CLOUDIA4.eu é uma plataforma digital para a simplificação do uso de pipelines de processo de agentes AI na cloud. Nesta incluem-se serviços de previsão, geração de dados sintéticos e a feature store Voltus, acima mencionados. Estas soluções foram apresentadas por Fábio Coelho, Ricardo Andrade, Pedro Pereira, Adriano Maior e Carlos Tarjano, investigadores do INESC TEC.

No âmbito da atividade de Aceleração do Negócio, gerida pelo INESC TEC, Alexandra Xavier, coordenadora da área de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo do Instituto, e os investigadores Alípio Torre e Manual Vítor Matos, apresentaram, através de um vídeo promocional, o programa “Energy Transition – Energy Transformer”, uma iniciativa de capacitação intensiva e prática (hands-on), concebida para acelerar o desenvolvimento e a entrada no mercado de soluções inovadoras no âmbito da transição energética. Desenvolvido em parceria com a BETA-i, o programa oferece sessões de trabalho colaborativas e práticas, onde os participantes recebem apoio técnico especializado, bem como metodologias e ferramentas que os ajudam a estruturar e validar as suas ideias. A primeira edição aconteceu em 2025 e uma segunda edição está já prevista para 2026.

 

A Agenda ATE

Com um investimento global de 274 milhões de euros até 2026, a ATE tem em curso diferentes projetos com vista a mudar e rentabilizar o sistema energético nacional, envolvendo toda a cadeia de valor do setor da energia. Liderada pela EFACEC, conta com o envolvimento de 80 parceiros, desde empresas, institutos de investigação e desenvolvimento, universidades, laboratórios e entidades públicas. O objetivo é desenvolver produtos e soluções inovadoras, mas inspiradas na economia real, para que possam ser exploradas no mercado após a conclusão do projeto.

Alguns focos do trabalho deste projeto passam pela descarbonização, por exemplo, em infraestruturas de transporte e distribuição, digitalização e democratização da energia, desenhando produtos energeticamente eficientes, com base em fontes renováveis e que possam ser acessíveis ao utilizador doméstico. Por outro lado, a criação de competências não só para empresas e entidades, mas também para os cidadãos e utilizadores, é outra das preocupações da agenda ATE.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

 

Créditos fotos – Agenda Aliança para a Transição Energética (ATE)

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal