O INESC TEC apresentou, no início do mês, uma nova proposta com vista a cimentar o seu posicionamento no centro do ecossistema empreendedor de Portugal. Chama-se “Entrepreneurship Talks” e quer ser um espaço de partilha da experiência empreendedora. Na primeira sessão, o microfone foi entregue a Frederico Carpinteiro, CEO da Amparo.
A experiência a liderar inovação de base científica e no apoio a empresas de base tecnológica é um dos cartões de visita do INESC TEC, que procura, com esta iniciativa, dar palco a casos de sucesso e trazer para dentro de portas, sessão a sessão, a inspiração e conhecimento de atores relevantes do tecido empreendedor.
As “Entrepreneurship Talks” são uma proposta do Gabinete de Empreendedorismo e Spinoffs, a mais recente aposta orientada ao empreendedorismo do INESC TEC. Na sessão inaugural, cerca de 20 participantes juntaram-se para ouvir a história de Frederico Carpinteiro, fundador da Adapttech, uma empresa que aplica a inteligência artificial na área das próteses dos membros inferiores, e que foi recentemente adquirida pela americana Amparo.

Durante a conversa moderada por Alípio Torre e Daniel Vasconcelos, membros do Gabinete de Empreendorismo e Spinoffs do INESC TEC, o CEO, que fundou a Adapttech em 2016, frisou, indica Daniel Vasconcelos, a “importância da mudança de mindset para aqueles que tencionam abraçar um percurso empreendedor”. Frederico Carpinteiro atalhou ainda pela “importância da validação do problema a resolver” e ressalvou os principais desafios que encontrou para obter financiamento.
“A primeira sessão das Entrepreneurship Talks demostrou o valor de criar um espaço dedicado à partilha de experiências empreendedoras com base científica e tecnológica. Frederico Carpinteiro trouxe-nos um testemunho inspirador e, sobretudo, honesto sobre os desafios de empreender, com uma história repleta de experiências e partilha de aprendizagens que irão ajudar attuais e futuros empreendores a explorar o seu caminho”, explica Alípio Torre
As “Entrepreneurship Talks” estão de volta em setembro. Os holofotes viram-se desta vez para Bernardo Almada Lobo, fundador da LTP Labs e antigo membro do Conselho de Administração do INESC TEC.