Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso “Digitalização Shopfloor – fazer acontecer a digitalização na indústria”, uma parceria entre o INESC TEC e o INEGI, que arranca já a 16 de outubro. As inscrições para este programa, que pretende ajudar as empresas a responder aos desafios da digitalização, estão abertas até ao dia 13 de outubro aqui.
Gestores de projeto, de inovação, de ativos ou ainda profissionais da indústria transformadora e dos serviços que pretendam implementar a digitalização no terro – são estes os principais destinatários desta que é a segunda edição deste curso, lançado, pela primeira vez, em 2024.
Qual a importância da digitalização do shopfloor (ou seja, a área de produção das fábricas)? De acordo com Américo Azevedo, investigador do INESC TEC e um dos coordenadores deste programa, “o shopfloor tem um papel de extrema relevância na eficiência, qualidade e rapidez de resposta de uma fábrica, o que se repercute, por isso, em maiores vantagens competitivas por parte das empresas”.
Com o objetivo de ajudar as empresas portuguesas a implementar processos de inovação, que podem, muitas vezes, sem morosos e complexos, conduzindo a custos desnecessários e falhas de implementação, INESC TEC e INEGI lançam uma nova edição deste curso para apoiar e formar os profissionais a selecionar as melhores tecnologias ou a perceber quais os cuidados a ter na gestão de um projeto de digitalização.
O programa inclui cinco sessões presenciais, divididas entre 16 de outubro e 13 de novembro. A equipa responsável por esta formação pode ser consultada aqui.
O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.