Conheça o CITEVE

Através do desenvolvimento e difusão de conhecimento científico e tecnológico, da valorização da criatividade e do suporte técnico à definição e implementação de políticas públicas, o CITEVE contribui para acelerar a inovação, a competitividade e a sustentabilidade do setor.

Estivemos à conversa com Helena Vilaça, Gestora Técnica de Projetos e Gestora de Laboratório, com quem o INESC TEC colaborou recentemente no âmbito do projeto Waste2BioComp.

 

Como surgiu a colaboração entre o CITEVE e o INESC TEC?

Esta colaboração específica com o INESC TEC começou em 2021, fruto da sólida relação prévia em diferentes iniciativas e projetos. Na altura, tínhamos um desafio em mãos em que a complementaridade das nossas competências era fundamental para o sucesso do projeto: enquanto o CITEVE trazia o conhecimento e a experiência aprofundada do setor têxtil e do vestuário (STV), o INESC TEC contribuía com a sua vasta experiência em tecnologias avançadas, como o desenvolvimento de software, a robótica, a inteligência artificial (IA) e a automação. Foi assim iniciada a colaboração no âmbito do projeto Waste2BioComp.

A parceria é contínua, e por isso estamos envolvidos em vários projetos de I&D, tanto a nível europeu como nacional, tais como o be@t, tExtended ou TEXP@CT. Neles, a colaboração com o INESC tem permitido a exploração de sistemas de automação para o STV, tais como uma solução robótica para impressão 3D sustentável de produtos têxteis e mecanismos de triagem autónomos e robóticos para a reciclagem de têxteis, assim como o desenvolvimento de plataformas para a visibilidade de dados e rastreabilidade na cadeia de valor.

 

Na recente colaboração no projeto europeu Waste2BioComp, quais foram os principais resultados alcançados?

O projeto Waste2BioComp, que terminou em maio deste ano após três anos de trabalho, com um consórcio de 13 parceiros, alcançou resultados muito positivos.

A contribuição do INESC TEC foi decisiva para o desenvolvimento de um sistema autónomo para a impressão (3D) de calçado, tanto de base têxtil como de couro. Este sistema inovador permite a impressão personalizada em 3 dimensões de produtos com tintas sustentáveis. Estas tintas, de base aquosa e com pigmentos biológicos, oferecem a vantagem de poderem ser removidas, permitindo que os produtos de base têxtil sejam novamente estampados.

 

De que forma é que este projeto contribui para a sustentabilidade e inovação nos setores têxtil e do calçado?

O Waste2BioComp é um excelente exemplo de como a inovação tecnológica pode impulsionar a sustentabilidade. A solução autónoma para a impressão de calçado (produto selecionado no projeto) com tintas sustentáveis permite que o cliente personalize o produto na própria loja. Isto evita a produção de artigos que não serão vendidos e que, por vezes, acabam por ir para aterro.

Além disso, a capacidade de remover a cor e estampar novamente o calçado aumenta a sua longevidade, reduzindo a necessidade de produzir novos pares. A inovação está precisamente em oferecer uma solução flexível e customizável, que torna o processo de produção mais eficiente e alinhado com os princípios da economia circular.

 

O que valoriza nesta experiência de colaboração com o INESC TEC?

Valorizamos imenso a complementaridade de competências que a parceria proporciona. O INESC TEC trouxe um conhecimento técnico aprofundado e uma metodologia de investigação rigorosa, essenciais para o desenvolvimento do sistema de impressão. Por outro lado, o CITEVE contribuiu com a visão do mercado, as necessidades reais da indústria e o desenvolvimento das tintas.

Além disso, a sinergia e abertura entre as equipas foram cruciais. A comunicação fluida e a colaboração contínua permitiram-nos alcançar resultados que seriam muito difíceis de obter de forma isolada.

 

O que podemos esperar desta parceria nos próximos anos?

A colaboração contínua com este parceiro é importante para a resolução de desafios em áreas críticas para o STV, estando já diversos projetos em curso. Vamos continuar a explorar conjuntamente soluções em automação, inteligência artificial e robótica para otimizar os processos de produção e reciclagem, que são fundamentais para um STV mais sustentável e competitivo.

O CITEVE pretende continuar a liderar a inovação e a impulsionar a transição digital e sustentável do setor têxtil em Portugal e na Europa. Acreditamos que a união da nossa experiência com a do INESC TEC nos permitirá enfrentar os desafios futuros de forma mais robusta e eficaz.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal