Tecnologia INESC TEC para monitorização de movimentos fetais entre os vencedores do BIP PROOF

É um protótipo inovador, que conjuga uma cinta com sensores e uma aplicação digital, para detetar, quantificar e localizar, em tempo real, os movimentos do bebé. Foi pensado para ser usado a partir de casa, chama-se WeFetal e acaba de ser distinguido pelo BIP PROOF, um programa de apoio ao desenvolvimento de provas de conceito da Universidade do Porto.

“O WeFetal tem o potencial de transformar o acompanhamento pré-natal, ao oferecer às grávidas uma solução acessível, cómoda e fiável para monitorizar os movimentos do bebé em casa”, explicam Duarte Dias e João Paulo Cunha. De acordo com os investigadores do INESC TEC, trata-se de um protótipo inovador para acompanhar o bem-estar fetal, que pretende contribuir para reduzir riscos associados à gestação.

O sistema consiste numa cinta confortável, equipada com sensores, e numa aplicação digital, que permite a recolha de informação clínica – informação essa a ser usada pelos profissionais de saúde. “Por um lado, asseguramos uma maior tranquilidade para as mães, e, por outro, garantimos a existência de informação clínica mais robusta para os médicos. Ao detetar precocemente sinais de sofrimento fetal, a tecnologia pode contribuir para reduzir o número de mortes fetais evitáveis e melhorar os cuidados de saúde materna”, referem os investigadores.

A solução foi distinguida pelo BIP PROOF, um programa de apoio ao desenvolvimento de provas de conceito da Universidade do Porto, promovido pela U.Porto Inovação. O apoio, no valor de 10 mil euros, será, nas palavras da equipa responsável pelo WeFetal, “essencial para dar o próximo passo no caminho para o mercado”. Ou seja, este apoio vai permitir realizar testes clínicos com grávidas, em ambiente hospitalar, e, dessa forma, melhorar o desempenho do sistema e validar a sua utilização em cenários reais – avançando para uma fase de maior maturidade tecnológica.

Esta não é a primeira vez que o INESC TEC vê as suas soluções distinguidas pelo BIP PROOF. Em 2021, o projeto SpecTOM foi um dos vencedores, e, em 2023, o projeto SKD foi igualmente distinguido por este programa, que tem como objetivo premiar projetos de provas de conceito que visam estimular a concretização de etapas de valor conducentes à valorização socioeconómica de resultados de investigação promissores. Nesta edição, o programa apoiou 11 projetos, atribuindo um apoio de 10 mil euros a cada um.

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal