Academia, indústria, Europa e financiamento? O match perfeito aconteceu no INESC TEC – num evento de “conexões imediatas” 

As grandes oportunidades de financiamento europeu na área das energias renováveis passaram pelo INESC TEC. O evento organizado pelo Instituto, Agência Nacional de Inovação (ANI), o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e o INESC TEC foi uma plataforma para estabelecer relações de confiança e aproximar academia e empresas. 

Qualquer evento que junte Europa, academia e indústria está em casa no INESC TEC. Por isso, não é de estranhar que uma proposta para discutir oportunidades de financiamento e networking em energias renováveis tenha juntado perto de 70 pessoas para uma tarde de partilha de conhecimento e experiências.  

Investigadores, membros de empresas e de entidades do setor das energias renováveis foram os convocados para uma discussão alargada sobre oportunidades de financiamento de projetos de investigação e inovação sob o signo do programa Horizonte Europa. Mas talvez ainda mais importante tenham sido os momentos de partilha, troca de dias e criação de relações de confiança entre estes atores, num evento coorganizado pelo INESC TEC, ANI e o LNEG. 

O INESC TEC foi a casa escolhida para esta oportunidade de matchmaking e aproximação. E para potenciar da melhor forma a ligação entre academia e empresas, as equipas do INESC TEC e do LNEG na rede Enterprise Europe Network (EEN) – que aproxima que aproxima empresas portuguesas da Europa há mais de dez anos – não faltaram à chamada. 

“O verdadeiro valor deste evento colaborativo entre a EEN e os pontos de contacto nacionais (da sigla NCP) da ANI esteve em colocar nas mãos dos participantes conhecimento prático sobre financiamento europeu e oportunidades de parceria”, resume Cristina Barbosa, investigadora do INESC TEC. 

Para lá da troca de conhecimento teórico, o evento incluiu ainda uma sessão de networking B2B e partilha de perfis, com o objetivo de facilitar a partilha de novos contactos nacionais interessados nas oportunidades europeias de financiamento neste setor. Resultado? “Conexões imediatas” entre participantes vindos de grandes empresas, PME, academia e institutos de investigação. 

E mais: “Ao juntar academia, indústria e Stakeholders, a EEN e os NCP mostraram mais uma vez o seu poder como catalisadores de inovação, ajudando a transformar ideias em projetos de impacto real e de escala europeia e internacional”. 

O programa Horizonte Europa já canalizou para Portugal mais de 1200 milhões de euros e já contemplou mais de 3550 entidades. Entre 2021 e este ano, 2218 projetos deste programa contam com participação portuguesa. 

O evento “Horizonte Europa – Oportunidades de financiamento e networking em energias renováveis” terminou com uma mesa-redonda que serviu de montra para três projetos europeus com participação portuguesa. A conversa foi moderadora pelo investigador do INESC TEC, na área da energia, Alexandre Lucas. Todas as apresentações do evento estão disponíveis aqui 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal