Espaço para debater Ciência de dados contou com contributos INESC TEC

Promover a troca de experiências e conhecimentos nas áreas de Ciências de Dados. Foi este o principal objetivo do Data Powwow 2025, um evento anual de Data Science que reuniu no Porto vários especialistas, entre eles docentes, investigadores, estudantes e profissionais do setor, para debater o tema, divulgar projetos e estimular parcerias.

Palestras temáticas, apresentações de teses de mestrado, uma mesa-redonda e uma exposição de posters científicos foram alguns dos momentos disponibilizados aos cerca de 150 participantes que estiveram na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), no sentido de promover o diálogo e fomentar a partilha de ideias.

João Gama, investigador na área de Inteligência Artificial do INESC TEC, participou no momento de mesa-redonda intitulada “AI in everyday life: Best practices, impacts, and challenges”, que contou também com representantes de empresas como a NOS, a ISS e a Feedzai, provocando o debate sobre a utilização ética e responsável da inteligência artificial (IA) no quotidiano. “O DataPowwow é uma reunião de estudantes para estudantes, jovens estudantes prestes a entrar no mercado de trabalho, e um dos temas relevantes foi a discussão sobre o impacto da IA no mercado de trabalho. Foi consensual que os requisitos do mercado de trabalho estão a mudar, e que novos desafios emergem. A capacidade de aprendizagem contínua, o espírito crítico e o pensamento fora da caixa vão ser cada vez mais relevantes.”, explica João Gama.

Por sua vez, Pedro Amorim, investigador do INESC TEC na área de engenharia e gestão industrial, e professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi um dos keynote speakers, que aproveitou a intervenção “Data Science is failing — And that’s why you should be excited” para refletir sobre os desafios da ciência de dados no desenvolvimento de impacto nas organizações.

Outros tópicos abordados ao longo do dia foram a descoberta causal na IA, literacia em IA e ética na utilização de dados, e ainda a apresentação de um caso de aplicação prática de IA no combate à pirataria digital.

A terceira edição do Data Powwow decorreu no dia 10 de outubro e foi organizado por estudantes de três mestrados da Universidade do Porto nas áreas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, nomeadamente “Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão” (FEP), “Ciência de Dados” (Faculdade de Ciências) e “Ciência e “Engenharia de Dados” (FEUP).

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e ao INESC TEC.

 

Créditos fotografias: Data powwow; FEP

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal