INESC TEC projeta supercomputação nacional para a linha da frente europeia

O INESC TEC voltou a marcar presença no centro das decisões europeias, desta vez, na área da supercomputação. A Vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia, Henna Virkkunen, visitou, no dia 10 de novembro, o supercomputador Deucalion, instalado na Universidade do Minho (UMinho) em Guimarães, numa visita que destacou o contributo português para a estratégia digital e científica da União Europeia na área. 

O evento permitiu aprofundar o diálogo entre o INESC TEC e a Comissão Europeia, evidenciando como as capacidades do Deucalion, operado pelo Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA) em parceria com o INESC TEC e a UMinho, suportam projetos com impacto direto em várias áreas da ciência e inovação e reforçando o seu posicionamento como ator central no desenvolvimento de soluções avançadas que cruzam computação de alto desempenho e diferentes áreas do conhecimento. 

“Esta visita permitiu afirmar o nosso posicionamento e os nossos contributos nesta área”, realça João Claro, Presidente do INESC TEC. “Conseguimos, em particular, estabelecer uma ligação relevante entre esta visita, o evento de alto nível sobre inteligência artificial e energia e as interações em curso entre Portugal e as pastas de  Henna Virkkunen e de Dan Jørgensen, Comissário de Energia e Habitação”, acrescenta.  

Nos últimos anos, o INESC TEC tem vindo a intensificar a sua participação em grupos de trabalho, fóruns estratégicos e iniciativas de alto nível da Comissão Europeia, contribuindo para a construção de políticas públicas em vários domínios.  

Uma infraestrutura nacional ao serviço da Europa 

“O Deucalion tem uma importância estratégica na computação avançada, ao permitir estreitar a colaboração entre parceiros da UE e impulsionar projetos nacionais e europeus para dar uma resposta direta a desafios reais da ciência, da inovação e da sociedade”, destacou António Luís Sousa, Diretor de Operações do Deucalion, Professor da Escola de Engenharia da UMinho e Investigador do INESC TEC. 

Além disso, “reforçou o compromisso entre a União Europeia (UE) e Portugal com o desenvolvimento de recursos de computação avançada capazes de responder a diferentes desafios científicos, ambientais e económicos de grande escala, contribuindo para a transição digital e ecológica, acelerando descobertas e aplicações práticas”, considerou a comitiva da Comissão Europeia. 

A visita contou também com a presença da Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal, Embaixadora Sofia Moreira de Sousa, do Conselheiro Científico da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Carlos Morais Pires, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, do Vice-Presidente da FCT, João Nuno Ferreira, do Presidente do Município de Guimarães, Ricardo Araújo, do Presidente do Conselho Diretivo do CNCA, Nuno Castro, do Presidente do INESC TEC, João Claro, e pela UMinho, a Vice-Reitora para a Investigação e Inovação, Sandra Paiva, o Presidente da Escola de Engenharia, António Vicente, o Presidente da Escola de Ciências, José González-Méijome, e a Diretora do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), Patrícia Maciel. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal