Como podemos melhorar as previsões de energia renovável sem comprometer a competitividade entre as empresas? Luís Rodrigues, investigador do INESC TEC, parece ter uma resposta e a ideia foi distinguida com o Vestas Award para melhor tese de mestrado.
A tese premiada centra-se no desenvolvimento de um sistema de previsão colaborativo que permite melhorar a estimativa de produção renovável, altamente dependente das condições atmosféricas.
“Ter boas previsões é essencial para reduzir incerteza e apoiar a operação do sistema elétrico. Já foi provado que combinar dados de várias localizações melhora a qualidade das previsões, uma vez que os fenómenos meteorológicos se propagam no espaço. No entanto, as empresas que possuem esses dados estão geralmente em concorrência direta, de modo que partilhar informação pode ser uma desvantagem competitiva”, explica Luís Rodrigues.
A solução? Um mecanismo de incentivos monetários num sistema de colaboração desenvolvido pelo INESC TEC, onde cada participante é compensado de forma proporcional ao impacto real que os seus dados têm na melhoria das previsões.
“Desta forma, a colaboração torna-se mais justa e, consequentemente, atrativa. É um avanço que pode mudar a forma como o setor energético coopera e opera”, acrescenta.
A solução utiliza tecnologias como blockchain e zero-knowledge proofs, que permitem validar contribuições e processar compensações garantindo a privacidade e a confiança entre as partes, fatores críticos num contexto competitivo. O sistema beneficia diretamente produtores de energia renovável, ao tornarem-se capazes de colaborar sem perda de vantagem competitiva, e beneficia indiretamente o operador do sistema elétrico e os consumidores, que passam a depender de um sistema mais estável e eficiente.
Esta distinção destaca o trabalho desenvolvido pelo INESC TEC, reforçando a visibilidade e credibilidade da investigação, facilitando a sua disseminação e potenciando futuras colaborações ou desenvolvimentos, sobretudo na área da transição energética. “Ao longo de uma tese é natural questionar o impacto real do esforço desenvolvido, por isso, ver o projeto reconhecido externamente é muito motivador”.
Promovida pela empresa Vestas, o prémio destina-se a premiar um recém-graduado de mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática e Computação e Engenharia Mecânica.

Notícias, atualidade, curiosidades e muito mais sobre o INESC TEC e a sua comunidade!