Agora é mais fácil aceder às soluções de código aberto desenvolvidas pelo INESC TEC. O Instituto acaba de lançar a iniciativa OSS (Open-Source Software) – uma plataforma online que centraliza o acesso ao software de código aberto produzido pela instituição. Em linha com a evolução das políticas europeias de investigação e inovação, o INESC TEC pretende, com este passo, contribuir para acelerar a inovação de base científica, aumentar a transparência e fomentar a colaboração.
Da Energia à Inteligência Artificial (IA), passando pela Robótica, a plataforma de OSS do INESC TEC (https://oss.inesctec.pt/) agrega e torna acessível um conjunto de soluções transversais, que podem ser reutilizadas em diferentes contextos científicos e tecnológicos. E, não se fica apenas pela disponibilização de código, já que incentiva a adoção de boas práticas de open-source, em termos de documentação, governação, licenciamento e sustentabilidade, em consonância com os princípios da Open Science.
Assim, através desta plataforma, tornam-se acessíveis ferramentas, bibliotecas e soluções, abrindo-as à comunidade e contribuindo para dar resposta a desafios científicos e tecnológicos globais. A iniciativa OSS reflete, desta forma, uma aposta estratégica do INESC TEC em soluções de código aberto, para promover a transparência e o impacto dos seus resultados de investigação. Além disso, o Instituto pretende facilitar a reprodutibilidade da investigação, promover a adoção de novas tecnologias, estabelecer a ponte entre a investigação fundamental e a inovação a jusante, e fomentar a colaboração interdisciplinar.
“Esta iniciativa insere-se numa estratégia mais ampla de posicionamento do INESC TEC como um parceiro relevante, credível e responsável no ecossistema europeu de investigação e inovação. Ao investir de forma estruturada em software open-source, estamos não apenas a ampliar o acesso aos nossos resultados, mas também a adotar e promover boas práticas de Open Science, essenciais para a qualidade, a reprodutibilidade e o impacto da investigação à escala europeia”, refere João Claro, Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC.
Para além da disponibilização do código, a iniciativa promove a adoção de boas práticas associadas ao desenvolvimento de software open-source, nomeadamente ao nível da documentação, de regras claras de conduta e de contributo, bem como de princípios de qualidade e segurança, criando condições para uma colaboração aberta, responsável e sustentável por parte da comunidade científica.
A iniciativa OSS foi apresentada no INESC TEC, num evento que juntou a comunidade do Instituto, e que visou não só contextualizar a crescente importância de disponibilizar de forma aberta as soluções produzidas na instituição, nomeadamente a nível europeu, de o fazer de forma estratégica e alinhada com boas práticas, mas também apresentar casos de software já tornados públicos, como os que foram desenvolvidos no âmbito do INTERCONNECT – um projeto europeu coordenado pelo INESC TEC e o maior alguma vez liderado por uma organização portuguesa.







Notícias, atualidade, curiosidades e muito mais sobre o INESC TEC e a sua comunidade!