“Diários de uma pandemia” é um estudo que convida os cidadãos a responderem diariamente a um conjunto de perguntas, com o objetivo de compreender a evolução da vida dos Portugueses, ao longo da pandemia de COVID-19.
Compreender a dinâmica da adaptação dos cidadãos à pandemia de COVID-19 em Portugal é o objetivo desta investigação que teve início no dia 23 de março de 2020. Para tal, pede-se aos cidadãos que respondam, diariamente, a um breve conjunto de questões disponibilizadas online (o tempo de preenchimento ronda os 5-10 minutos). As perguntas visam, medir, por exemplo, as interações sociais das pessoas e a utilização de serviços de saúde e comerciais, assim como a ocorrência de sintomas e de doença confirmada, durante o curso da epidemia de COVID-19, em Portugal.
Para além das respostas aos questionários a única informação solicitada é um endereço de e-mail, para fins de registo e receção dos lembretes diários. Após o registo, cada utilizador receberá diariamente um lembrete a pedir que responda ao mesmo conjunto de perguntas, sempre sobre as 24 horas anteriores. Uma vez por semana, é solicitado que cada participante responda também a um conjunto de questões sobre o seu bem-estar no contexto da atual epidemia.
Entidades
Coordenação
- Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP)
Partners
- INESC TEC e jornal Público