As dádivas de sangue e de medula óssea decresceram com a situação pandémica vivida em Portugal. Nesse sentido, o INESC TEC associou-se ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST, IP) para apelar à importância deste ato, para todos aqueles que o puderem fazer.
O IPST, IP tem como missão garantir e regular em Portugal a atividade da medicina transfusional e da transplantação e garantir a dádiva, colheita, análise, processamento, preservação, armazenamento e distribuição de sangue humano, de componentes sanguíneos, de órgãos, tecidos e células de origem humana. Nesse sentido, a instituição pretende 1) promover a dádiva de sangue, células, tecidos e órgãos humanas perseguindo a autossuficiência nacional e 2) garantir a disponibilidade de sangue humano, de componentes sanguíneos, de órgãos, tecidos e células de origem humana, atendendo às necessidades nacionais.
Ao dar sangue está a contribuir para o aumento da qualidade de vida de milhares de doentes em Portugal, que todos os dias dependem de transfusões para continuarem a viver, como, por exemplo, doentes que aguardam um transplante de medula óssea.
Com base nas informações fornecidas pelo IPST, IP, a Comissão Técnica para a Responsabilidade Social do INESC TEC desenvolveu uma infografia que ajuda a perceber as condições necessárias para alguém ser dador de sangue.
Para efetuar uma dádiva de sangue em qualquer parte do país basta consultar a informação atualizada na plataforma www.dador.pt.
No que diz respeito aos potenciais dadores de medula óssea, basta que façam uma pequena recolha de sangue e se tudo estiver bem ficam inscritos numa base de dados nacional e internacional, que é pesquisada diariamente para todos os doentes que necessitem de um transplante.
Sabia que há doenças como as leucemias ou alguns tipos de linfomas que podem ser curadas através de um transplante de medula óssea? Estes doentes só têm 25% de hipóteses de terem um irmão igual e a percentagem de encontrarem um dador compatível não aparentado é de 1/1000. Nesse sentido, o registo português de dadores de medula óssea foi criado para que se possam encontrar dadores para estes casos.
Para ser dador de medula óssea só precisa de:
- Pesar, pelo menos, 50 Kg
- Ter idade entre os 18 aos 45 anos de idade
- Ser saudável
Se reunirem as condições necessárias para dar sangue ou ser dador de medula óssea, sejam essências à vida!
Dúvidas devem ser colocadas através do e-mail responsabilidade-social@inesctec.pt.