Pedro Fonseca, Gestor de Cycling
Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina
- Anos em que entrou e saiu do INESC TEC: 2022 – 2024
- Serviço do INESC TEC com que colaborou: Serviço de Comunicação (SCOM)
O que é que tem feito desde que saiu do INESC TEC?
Decidi mudar de vida, de cidade, e de profissão. Do design gráfico e multimédia que produzia diariamente, passei a gerir o Cycling da Rota Vicentina. No Alentejo, canalizei energias diárias para observar com atenção as necessidades dos percursos cicláveis de BTT, Gravel e Touring Bike do sudoeste alentejano. Monitorização e resolvendo questões com as bike stations e serviços bike friendly, analiso as necessidades daqueles que escolhem a bicicleta para viajar, dando sempre maior importância aos associados desta Associação sem fins lucrativos que se foca na promoção do turismo de natureza na Costa Alentejana e Vicentina. Apaixonado por esta região – e especialmente saturado da vida que experienciei em grandes cidades que vivi como Maputo (Lourenço Marques, na altura), Joanesburgo, Lisboa, Porto e Bruxelas – escolhi esta vida para canalizar toda a minha experiência humana e profissional para promover nacional e internacionalmente este território. Espero alcançar o meu grande desejo: daqui não saio, daqui ninguém me tira!
Como é que o trabalho no INESC TEC contribuiu para uma nova fase profissional?
Trabalhar no INESC TEC, foi fulcral em toda esta mudança: o regime de horas e o sistema híbrido de poder trabalhar em casa ou em qualquer parte do mundo, contribuíram decididamente para a mudança que a minha vida teve nestes últimos anos. Não encontro palavras melhores para expressar a gratidão por todas as oportunidades que tive enquanto colaborador. Um sonho de ir viver para o Alentejo existia dentro de mim; foi certamente um conjunto de decisões que fiz nestes últimos tempos que fizeram com que este sonho se tornasse realidade, mas o INESC TEC fez parte desta transformação na minha vida.
Quando pensa no INESC TEC, o que lhe vem à memória?
Sou uma “pessoa de pessoas”. As pessoas do INESC TEC são o que mais recordo. Rapidamente comecei a trabalhar com todos os departamentos, não a partir de uma secretária, mas num constante contacto pessoal, a produzir diariamente soluções práticas e eficientes de comunicação gráfica e multimédia. Da administração ao secretariado, dos investigadores às “senhoras da limpeza”, tratei sempre todos com carinho e respeito e admirei sempre os objetivos desta instituição. Mas o que mais retive foi a relação com o departamento de Comunicação onde trabalhei. Esforço, entreajuda, honestidade, descaramento, família, profissionalismo e dedicação na produção de conteúdos, são alguns dos termos que caracterizam este departamento com a mais competente liderança feminina que até hoje tive o privilégio de experienciar.