Xavier Andrade, Cientista de Dados
JUMIA
- Anos em que entrou e saiu do INESC TEC: 2016 – 2022
- Centro do INESC TEC com que colaborou: Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI)
O que é que tem feito desde que saiu do INESC TEC?
Na JUMIA, estou envolvido em projetos de Inteligência Artificial (IA) nos vários verticais da empresa. Integro a equipa de Data Science, que constrói ferramentas de automatização e/ou apoio à decisão para, por exemplo: otimização de rotas, personalização de campanhas de marketing, controlo do desempenho e comportamento dos trabalhadores das entregas, previsão de vendas, etc.
Como é que o trabalho no INESC TEC contribuiu para uma nova fase profissional?
No INESC TEC, procuramos sempre a melhor forma de resolver um problema – capacidade essencial para o desenvolvimento bem-sucedido de uma ferramenta de IA. Também aprendi a procurar o contacto frequente com o estado da arte, nas várias áreas de atuação do CEGI, o que me permite direcionar a abordagem e tecnologias a utilizar na resolução dos problemas que enfrento na JUMIA. São aptidões que me foram conferidas no INESC TEC, e que mantenho, assim como a colaboração e o convívio com o pessoal do centro.
Quando pensa no INESC TEC, o que lhe vem à memória?
Vêm-me à mente a investigação de excelência, possibilitada por investigadores de elite; os almoços e subsequentes discussões acesas, com a participação de atuais deputados, sobre temas desde educação e investigação operacional até economia e política; acima de tudo, a realização de saber que a nossa contribuição integra uma inovação de excelência e impacto.