Sendo outubro o mês dedicado à saúde mental, uma das questões centrais na nossa política de gestão de pessoas e de responsabilidade social, faz todo o sentido dedicar este editorial a um tema tão importante e, muitas vezes, negligenciado pelas instituições e pela sociedade em geral.
Este mês, reforçamos o nosso compromisso através de um conjunto de iniciativas dedicadas ao tema da saúde mental. Organizámos – ao longo de outubro – uma aula de yoga e meditação, uma sessão sobre a importância do sono, uma aula de nutrição e até o nosso clube de leitura foi subordinado a este tema. Estas ações são parte de um esforço contínuo para apoiar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal da nossa comunidade e, assim, promover um ambiente de trabalho saudável.
A nossa Comissão Técnica para a Responsabilidade Social tem sido fundamental para o desenvolvimento de iniciativas voltadas para o bem-estar dos nossos colaboradores, que estão alinhadas com princípios de Ambiente, Social e Governação (ESG), uma estratégia que estamos a implementar e que promove a sustentabilidade de forma global, sustentando o nosso propósito: um futuro sustentável através do impacto da ciência, da tecnologia, e da inovação.
O ESG abrange três pilares fundamentais, em relação aos quais já temos vindo a tomar um conjunto de medidas:
- Ambiente – temos vindo a reduzir a nossa pegada carbónica através da eletrificação dos nossos transportes, movidos por eletricidade de base renovável gerada localmente, e da modernização da climatização dos edifícios. Além disso, promovemos a recolha de lixo tecnológico, reciclamos cápsulas de café, substituímos copos e garrafas de plástico por vidro e papel reciclado, e implementámos medidas para reduzir o consumo de eletricidade, gás e água.
- Social – estamos profundamente comprometidos com a igualdade de género e continuamos a trabalhar pela igualdade salarial. Também introduzimos fatores de discriminação positiva para pessoas com incapacidades nos nossos editais, oferecemos aulas de português para estrangeiros e organizamos eventos dedicados às famílias. Criámos um espaço de meditação para apoiar o bem-estar mental, mantemos o regime de trabalho híbrido e integramos o piloto da semana de quatro dias, cujas conclusões serão em breve disseminadas. A nossa comissão para a diversidade e inclusão vai dar início a um processo de avaliação interna sobre as nossas condições de trabalho, em articulação com o projeto “Ecossistemas dos Ambientes de Trabalho Saudáveis”, e com base nos resultados, iremos implementar boas práticas que permitam reduzir os riscos psicossociais e aumentem o bem-estar, com impacto direto na produtividade, criatividade e na vossa satisfação.
- Governação – a nossa comissão técnica de responsabilidade social apoia a definição e operacionalização da estratégia institucional a este nível. Valorizamos boas práticas ambientais e sociais nos fornecedores e parceiros, incorporando critérios de sustentabilidade e responsabilidade social nos concursos e contratos. Exigimos que os nossos fornecedores partilhem o nosso compromisso com a sustentabilidade e boas práticas.
A responsabilidade social é, portanto, um dos alicerces do nosso compromisso ESG. Através destas iniciativas e políticas, o INESC TEC pretende criar um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e equilibrado, pois o sucesso da nossa instituição depende do bem-estar da nossa comunidade.
Naturalmente que tudo isto só funciona se estivermos motivados e se criarmos uma comunidade inspirada e inspiradora, que unida continue a desenvolver ciência com impacto social. Contamos, para isso, com as nossas pessoas!
Por Luís Seca, membro do Conselho de Administração