Fernando Sousa

Fernando Sousa

“O Fernando Sousa, um dos colaboradores mais seniores do INESC TEC, assumiu, desde janeiro de 2025 na sequência da saída do Gil Coutinho, a responsabilidade de gestão interina do serviço de redes e comunicações (SRC). O Fernando, com a sua dedicação, competência e profissionalismo, permitiu que a transição ocorresse sem qualquer sobressalto, demonstrando uma notável capacidade de liderança. Destaca-se pela interação cuidadosa e prestável que mantém com toda a organização, respondendo sempre com prontidão e eficácia às necessidades das várias equipas. Com quase 34 anos de casa, representa os valores de excelência e compromisso que caracterizam o INESC TEC, continuando a contribuir de forma decisiva para o bom funcionamento da instituição, assegurando que todos temos conectividade e segurança nas redes dentro e fora das nossas instalações. Por todas essas razões, o Fernando é a minha proposta para Extraordinário”.

– Luís Seca, responsável do SRC

O Fernando está responsável pela gestão interna do Serviço de Redes e Comunicações; poderia falar-nos um pouco mais sobre o trabalho da equipa, bem como das atividades que desempenha no seio do Serviço?

O SRC é responsável pelas comunicações, infraestrutura de rede, impressoras, datacenters, vários serviços de rede, etc. O nosso trabalho passa pelo planeamento e implementação de serviços ligados à rede, gestão, segurança e manutenção técnica. Nos últimos meses, à parte do restante trabalho, tenho assumido um pouco a gestão do serviço.

Sendo que conta já com mais de três décadas “de casa”, o que nos poderá dizer sobre a forma como testemunhou a evolução da instituição, mas também do serviço que integra?

Como se testemunhou no quadragésimo aniversário da instituição, pelos vários testemunhos e informação partilhada, é bastante diferente. Estavam lançados os primeiros tijolos da casa que é hoje. Lembro uma instituição muito mais pequena, bastante mais informal.

Há alguma história ou facto curioso que queira partilhar? Ou algum momento que tenha ficado gravado na memória por algum motivo?

Quando se trabalha em helpdesk as histórias são muitas e variadas. Mas não partilháveis 🙂

Um momento marcante foi a mudança do INESC PORTO do centro do Porto para o edifício da Asprela (atual edifício A). Foi um trabalho tremendo durante um fim de semana; todo o transporte de equipamentos foi efetuado por nós (alguns nas nossas viaturas) e foi necessário garantir que estaria tudo a funcionar na segunda-feira pela manhã.

Algo curioso, costumo usar como exemplo de segurança empresarial, foi quando tivemos necessidade de efetuar uma videoconferência com a Volkswagen na Alemanha, há talvez dez anos. A videoconferência H.323 era o tipo de ligação mais usado, ponto a ponto, normalmente realizada usando IP. A Volkswagen, por questões de segurança, recusou fornecer um IP. Tivemos de efetuar a ligação por RDIS. Apesar da nossa insistência por causa da qualidade da chamada foram intransigentes. A resposta do técnico foi que a burocracia seria tanta que não iria ser possível efetuar a chamada na data agendada.

Do que mais gosta no seu trabalho?

Ao fim de tantos anos nesta instituição diria que são vários os fatores que me agradam. Tenho de referir o ambiente de trabalho e as pessoas que o compõem. Não é possível estar bem num emprego sem essa componente tão importante (high-five first floor).

O que mais me agrada no trabalho em TI é a necessidade constante de aprender e resolver problemas. A tecnologia está em constante evolução o que torna este trabalho desafiador, nada monótono.

Como comenta esta nomeação?

É muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido. Quero agradecer este reconhecimento, mas não posso deixar de estender o agradecimento à equipa do SRC, ao Nuno Santos e ao Bruno Abreu. Sem eles esta transição “sem sobressaltos” não seria possível.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal