Há dez anos, cinco pessoas que tinham em comum o local de trabalho e um interesse especial por música procuraram um pretexto para se juntar e tocar jazz. E é assim que, em 2013, nasce a INESC TEC Jazz Band.
A INESC TEC Jazz Band posiciona-se num formato jazz que explora sons novos e clássicos. No meio de uma agenda de trabalho em investigação e desenvolvimento, o grupo assume já um repertório que vai de clássicos do jazz a releituras de temas pop (e não tão pop). “Sendo a banda composta por vários elementos, as influências são diversas – vão desde o Jazz clássico, ao Rock, alguma música latina e música ligeira moderna portuguesa, mas não só”, explica o grupo.
A sua composição dos anos mais recentes inclui Ana Paula Silva (voz) e Rui Rodrigues (percussão), ambos do Centro de Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação (HumanISE); Carlos Gaspar Pacheco (contrabaixo), do Centro de Fotónica Aplicada (CAP); Pedro Campos (piano), do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD); e Pedro Senna (violão), do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE). Recentemente, juntou-se ao coletivo Susana Barbosa, do Centro HumanISE. Anteriormente, e como membros fundadores, fizeram também parte Ana Barros e Sérgio Costa.
Ao longo da última década, foram vários os desafios que se colocaram ao grupo, desde a dificuldade em conciliar agendas ou a disponibilidade de tempo e de local para ensaios, até à falta de material no início da vida da banda. Ainda assim, os membros da INESC TEC Jazz Band confessam que nunca pensaram em pôr fim ao projeto. “Conseguimos manter-nos unidos durante todos estes anos com muita vontade de fazer música, usufruir desses momentos e do bom espírito de camaradagem existente entre todos os elementos da banda. O nosso objetivo sempre foi arranjar soluções para as situações que iam surgindo e nunca desistir”, contam.
No dia 9 de julho, na Porta Jazz, teve lugar o concerto comemorativo dos 10 anos de existência da banda, que contou com a presença de vários convidados. Perante uma plateia de cerca de 100 pessoas, a INESC TEC Jazz Band teve a oportunidade de, durante uma hora e meia, partilhar várias das músicas que a têm acompanhado ao longo destes anos, não tendo faltado o bolo de aniversário no final.
Desde a sua criação, a banda tem atuado principalmente em eventos associados ao INESC TEC – a primeira atuação, por exemplo, foi numa conferência do Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC, em 2013 – ou a parceiros, mas já participou em festivais e outras iniciativas. A expectativa agora é o grupo possa continuar a olhar para o futuro, desfrutando de mais 10 anos de música em conjunto. Sobre o futuro, ficam ainda outros planos: “eventualmente poder gravar, ter música novas e atuar durante pelo menos mais 10 anos!”, concluem.
Os colaboradores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP e à UP-FEP.