A Engenharia e as Políticas Públicas: INESC TEC e FEUP organizam sessão de apresentação e debate sobre livro de Manuel Heitor e relatório sobre o FP10

“Que Pirâmide Humana?” é o título do livro de Manuel Heitor, no qual o ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, faz uma análise da evolução das políticas públicas para a ciência, bem como da sua apropriação social, e uma perspetiva sobre o caminho até 2030. Prosseguindo com o trabalho que têm vindo a desenvolver na área de Engenharia e Políticas Públicas, o INESC TEC e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) organizaram uma sessão de apresentação e debate sobre o livro e sobre o relatório sobre o FP10, conhecido com Relatório Heitor, reunindo um conjunto de personalidades de diferentes áreas do saber.

“Não se pode parar este desassossego de fazer mais e melhor” – foi uma das mensagens deixadas por Manuel Heitor na sessão de apresentação do seu livro. Partindo da análise que fez no “Que Pirâmide Humana? O conhecimento e as opções de Política Pública em Portugal: 2000‑2030”, foi promovida uma reflexão em torno das opções de políticas públicas de investigação, inovação e formação avançada, e sobre a forma como estas podem ser informadas pelo conhecimento.

Para além de apresentar o livro, Manuel Heitor também trouxe ao debate o Relatório Align, Act, Accelerate – Research, Technology and Innovation to Boost European Competitiveness, que o Grupo de Alto Nível a que presidiu elaborou a pedido da Comissão Europeia. Da saúde à inteligência artificial, este debate, moderado por José Manuel Mendonça, anterior Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, reuniu um conjunto diverso de personalidades de diferentes áreas do saber: Manuel Sobrinho Simões (IPATIMUP e Universidade do Porto), Joana Resende (Universidade do Porto), Mário Campolargo (Ex-Secretário de Estado e ex-Diretor Geral da Comissão Europeia), Liliana Ferreira (Fraunhofer Portugal AICOS), Delfim Duarte (i3S), e Ana Costa e Silva (INESC TEC).

Entre as principais ideias, falou-se do livro enquanto importante ferramenta de diagnóstico sobre a evolução da política científica e a forma como esse diagnóstico pode ajudar na definição de estratégias futuras; da organização da sociedade e de liderança; a importância da cooperação e da coesão para um melhor uso dos recursos; a reflexão e o apelo à ação por um futuro de transformação e conhecimento – um caminho para a felicidade coletiva; a importância da cultura científica, da diversidade de atividades de especialização, da valorização das carreiras e da promoção da internacionalização. A mudança dos sistemas de avaliação, a evolução do investimento em ciência e a resposta a desafios societais foram outros pontos também abordados pelo painel.

No livro “Que Pirâmide Humana?” Manuel Heitor propõe-se observar a evolução dos contextos de produção e difusão do conhecimento na sociedade portuguesa. A partir desta observação faz uma análise crítica sobre as condições necessárias ao desenvolvimento de uma sociedade maioritariamente feliz. Em particular, analisa a evolução das políticas públicas para a ciência, bem como da sua apropriação social, observando sobretudo o período temporal desde a adesão à união europeia (1986) até 2000-2021, e incluindo ainda uma análise prospetiva para 2030. Manuel Heitor é Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico e foi Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Portugal entre novembro de 2015 e março de 2022.

O evento realizou-se no dia 27 de novembro, na FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal